Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Enquadramento

  • O que é?

    [LEI 71/98 de 3 de novembro]

    1. Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidas sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
    2. Não são abrangidas pela presente lei as atuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.
  • A nossa missão?

    O Voluntariado e o espírito de entreajuda há muito estão presentes no concelho de Arcos de Valdevez. Nos meios rurais a inerente ajuda ao próximo, familiaridade com os vizinhos, doação e pagamento em bens, são aspetos que ainda hoje prevalecem em parte da população arcuense em determinados contextos e contribuem para um ambiente de confiança e entreajuda. Em 2020, dada a situação pandémica a nível global, viu-se um incremento da necessidade de fomentar uma rede de solidariedade e cidadania aos níveis locais. Assim, nesse ano, com a crença que o voluntariado deve ser uma oportunidade para todos, iniciou-se, na Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, o processo de materialização do há muito desejado Banco Local de Voluntariado, com os objetivos de:

    • Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado
    • Sensibilizar os cidadãos e as organizações para o voluntariado
    • Divulgar projetos e oportunidades de voluntariado
    • Disponibilizar ao público informação sobre o serviço de voluntariado
Top