Paço de Giela supera os cinco mil visitantes nos primeiros três meses de actividade
Desde que abriu as portas ao público, o Paço de Giela concretizou, também em visitas, o interesse e originalidade deste que é um dos mais importantes Monumento Nacionais e um local de visitação obrigatório no concelho e na região.
Desde 12 de Julho, dia de abertura oficial ao público, e até 12 de Outubro, o imóvel recebeu cinco mil duzentos e catorze visitantes, consolidando assim a sua vertente de verdadeiro ex-libris turístico e histórico.
Monumento nacional desde 1910, composto por uma torre medieval e um paço quinhentista de profunda originalidade, atraiu visitantes de diversas faixas etárias, nacionais e internacionais, com origens tão distintas como EUA, Espanha, França, Suíça, Canadá, Alemanha ou Reino Unido.
O Paço de Giela foi alvo de um projecto de valorização específico, que consolidou todo o seu potencial arquitectónico e histórico, sendo possível uma nova fruição do monumento e a descoberta, através de um discurso museológico e tecnológico, da arqueologia do concelho, do próprio Paço e do Recontro de Valdevez, que em 1141 opôs Afonso Henriques e o imperador de Leão e Castela.