Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município de Arcos de Valdevez promove intercâmbio de Jovens

11 Maio 2015
Município de Arcos de Valdevez

Decorreu entre os dias 25 a 29 de Abril, um intercâmbio de jovens que envolveu o concelho de Arcos de Valdevez e a cidade Francesa de Cenon.

O grupo era constituído por 12 jovens arcuenses e 12 jovens cenonenses, os quais ficaram alojados na Pousadinha (Associação Social Recreativa Juventude de Vila Fonche) e, orientados por monitores portugueses e franceses, tiveram a oportunidade de, durante estes cinco dias, efetuar diversas atividades de convívio e lazer.

Como em qualquer intercâmbio juvenil, o que se pretendeu foi estimular o sentido ativo de cidadania europeia, a solidariedade e a tolerância entre os jovens europeus, bem como promover a diversidade social e cultural e a abertura à Europa.

Para a realização deste intercâmbio, o Município contou com a parceria de diversas instituições locais, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, a Associação Social Recreativa Juventude de Vila Fonche e a ARDAL (Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima), as quais, de acordo com as suas funções e competências, contribuíram para o enorme sucesso desta iniciativa.

Em Julho os jovens arcuenses irão a Cenon, sendo que ambos os grupos esperam ansiosos por esta data, tal foi a relação de afeto e cumplicidade que estabeleceram entre si.

João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal, mostrou-se muito satisfeito com a realização deste intercâmbio, tendo referido que é um tipo de iniciativa para continuar, pois não só permite aos jovens a troca de experiências, como também lhes permite uma maior abertura sociocultural e consequentemente uma melhoria do seu sucesso educativo.

intercambios_cenon4
fotografia_3
fotografia_2
Top