Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS - Freguesia de Sabadim

14 Fevereiro 2012
Município de Arcos de Valdevez

A Associação Florestal dos Vales do Minho, Coura, Âncora, Vez Lima - ATLÂNTICA é uma Organização de Produtores Florestais sediada no concelho de Arcos de Valdevez. Desde o seu ano de constituição, surgiu com o intuito de desenvolver actividades relacionadas com o sector florestal a vários níveis. Trabalha com alguns dos baldios do concelho de Arcos de Valdevez, dando todo o apoio técnico necessário a nível dos seus técnicos e das Brigadas de Sapadores Florestais para que exista uma melhor gestão da área baldia, florestal, cinegética e da pesca. No concelho de Arcos de Valdevez a sua área de intervenção abrange as freguesias de Vilela, Sá, S. Cosme e S. Damião, Sabadim e Sistelo.

O contributo desta Associação é essencialmente velar e proteger a floresta do fogo, baseando-se no cumprimento de algumas regras de prevenção, um fator primordial no combate aos incêndios.

A freguesia de Sabadim, através da Medida AGRO realizou um projecto de reflorestação no ano 2000 na área de baldio, de pinheiro bravo, cipreste e carvalho americano, numa área total de 93 hectares. O referido projecto contemplou ainda a construção de caminhos florestais, um parque de merendas no monte de Cabanas e a construção de um ponto de água para meios terrestres e aéreos.

Ao longo dos anos, o projecto tem sido alvo de vários incêndios florestais, onde parte da florestação ardeu, contudo houve inúmeras arvores que resistiram à severidade do fogo. Atendendo ao valor florestal que a freguesia de Sabadim apresenta, a Associação Florestal Atlântica tem no seu plano de actividades diversas acções que visam essencialmente a protecção do referido povoamento. Entre estas, salientam-se os trabalhos de silvicultura preventiva, realizados pela equipa de sapadores florestais (SF 10-111), assim como a beneficiação da rede viária existente. Recentemente, foram efectuados 2,6ha de faixas de gestão de combustíveis ao longo de caminhos florestais, e em redor do ponto de água, o cumprimento do Protocolo com o Município de Arcos de Valdevez, para a limpeza da rede viária municipal desta freguesia e o Protocolo com a Junta de Freguesia para limpeza de caminhos vicinais.

Sempre que seja detectada alguma ocorrência em termos de incêndios florestais, a equipa de sapadores efectua acções de primeira intervenção e caso o justifique apoio ao combate e respectivo rescaldo. Em caso de alertas, devido às condições meteorológicas adversas, a equipa possui um local estratégico de estacionamento no miradouro do monte de cabanas.

No mês de Dezembro de 2011 realizou-se a beneficiação do ponto de água e respectivo caminho florestal confinante, em colaboração com o Município de Arcos de Valdevez, que estavam inoperacionais atendendo ao desabamento de terras provocado pelo elevado caudal da linha de água.

Mais se informa que, a Atlântica juntamente com o Gabinete Técnico Florestal (GTF) do Município elaborou um Plano de Queimadas para a freguesia de Sabadim, tendo sido iniciado no passado dia 25 de Janeiro, onde se queimou uma parcela com uma área de 5 ha. A queima foi da responsabilidade dos técnicos dos GTF's do Alto Minho, nomeadamente: de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca e de Vila Nova de Cerveira e da Associação Atlântica, apoiados pelas seguintes equipas: equipa do GIPS-GNR, equipa de sapadores florestais (Atlântica - SF 10-111), equipa do Serviço Municipal de Protecção Civil e uma viatura de apoio com kit de primeira intervenção da Junta de Freguesia de Sabadim. A ação contou ainda com a supervisão do CPE (Coordenador de Prevenção Estrutural) da AFN para o distrito de Viana do Castelo e com o acompanhamento do Presidente da Junta de Freguesia de Sabadim.

Neste plano de queimadas licenciadas há uma série de trabalhos a efectuar previamente, como a preparação das parcelas, criando uma faixa de segurança nas áreas a intervir. Prevê-se a queima de novas parcelas, numa área aproximada de 7,5 hectares durante este mês, atendendo à prescrição existente para a queimada.

A Atlântica e o GTF do Municipio realizam anualmente acções de sensibilização para o público escolar comemorando importantes datas, como sendo o Dia Mundial da Árvore e da Água.

queimada_sabadim2
queimada_sabadim3
queimada_sabadim4
Top