Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Reunião Ordinária de 04 de abril de 2024

08 Abril 2024

 

No Período Antes da Ordem do Dia, o Sr. Presidente deu nota que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arcos de Valdevez, em colaboração com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, voltou a associar-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a decorrer no mês de abril em todo o país, com um conjunto de atividades entre as quais a colocação de um Laço Azul Gigante na fachada da Câmara Municipal, a distribuição de laços azuis pela comunidade, a iluminação dos Paços do Concelho de Azul, assim como a Operação Azul (Operação Stop), em colaboração com a GNR de Arcos de Valdevez e as crianças e jovens do nosso concelho;

 

Também informou que iria ser feita a apresentação à imprensa no próximo dia 9 de abril, da iniciativa Arcos Primavera, a qual engloba uma panóplia de eventos culturais e desportivos;

 

Por último foi dado nota de que a próxima reunião de Câmara irá ter lugar no dia 11 de abril.

 

Protocolos de apoio financeiro a celebrar com as Freguesias

Foi aprovada a celebração de um protocolo de colaboração no valor de 45.150,00 euros com a Junta de Freguesia de Sabadim.

 

Idem, com a Junta de Freguesia de Monte Redondo, no valor de 41.651,00.

 

Idem, com Junta de Freguesia da União de Freguesias de Grade e Carralcova, no valor de 48.051,00.

 

Idem, com a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Arcos de Valdevez (São Paio) e Giela, no valor de 45.163,00 euros.

 

A Câmara aprovou a presente proposta de alteração ao Acordo de Transferência de Competências e Auto de Transferência de Recursos, celebrado com Junta de Freguesia de União de Freguesias de Távora (Santa Maria e São Vicente), prevendo o valor de 21.430,001, a transferir no ano de 2024.

 

Cartão Municipal de Família Numerosa: foram aprovados 5 pedidos de cartão, dado que os agregados estão em condições de ter acesso aos benefícios previstos no cartão municipal de família numerosa.

 

Apoio ao pagamento da tarifa de água e saneamento: Foram aprovados 4 pedidos de apoio ao pagamento da tarifa de água e saneamento, nos termos do regulamento do apoio social aos encargos com água e saneamento.

 

Pedido de reconhecimento de incentivos à habitação para jovens: foi aprovado um pedido de reconhecimento do benefício da isenção total do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), e outro do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), na aquisição de imóvel destinado a habitação própria e permanente do agregado familiar, no âmbito do Regulamento Municipal para a Concessão de Incentivos à Habitação em Arcos de Valdevez.

 

Pedido de subsídio ao arrendamento habitacional: a Câmara aprovou 2 pedidos de atribuição de subsídio ao arrendamento, no valor mensal de 122,50 euros e 140,00 euros, respetivamente, de acordo com a informação dos Serviços

 

Pedido de renovação de subsídio ao arrendamento habitacional - Processo: 14/2023: a Câmara aprovou a renovação do subsídio ao arrendamento, no valor mensal de 160,00 euros, de acordo com a informação dos Serviços.

 

Aquisição de viatura para recolha de contentores semi-enterrados: foi aprovada a abertura de procedimento para seleção de uma viatura nova com as características mínimas seguintes:

            - Chassis preparado para RSU; peso Bruto 26 Toneladas; distância entre eixos adequada a superstrutura RSU de 20m3; cabine com três lugares; motor com potência de 350 cv e norma Euro 6; caixa de velocidades automática, superestrutura RSU para recolha de contentores e equipada com grua e tremonha dinâmica para recolha de molok’s.

O valor indicativo para uma viatura deste tipo é de 270.000,00 euros, mais IVA.

 

Plano de valorização do Santuário da Peneda - Arruamento e estacionamento a norte: a Câmara deliberou adjudicar a empreitada à empresa concorrente Sebastião da Rocha Barbosa, Lda., pelo valor de 314.991,00 euros, mais IVA.

 

Foi aprovada a minuta do protocolo a celebrar com a RESULIMA - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., no âmbito da colocação de 7 ecolugares no concelho.         

 

Esclarecimentos, erros e omissões (EEO) | PO 483-2023 - Construção de Habitação Social de Guilhadeses: foi ratificada a lista de erros e omissões admitidos, nos termos do Código dos Contratos Públicos e sucessivas alterações; a atualização do valor base do procedimento para 1.150.208,55 euros; o mapa de quantidades retificado para inclusão nas peças do procedimento e sua divulgação; a divulgação aos concorrentes do mapa com a compilação dos esclarecimentos, erros e omissões; a prorrogação do prazo para apresentação das propostas em 24 dias.

           

Infraestruturas de Eletricidade e Telecomunicações - LOTEAMENTO DE FAQUELO: foi aprovado o auto de vistoria para efeitos de receção provisória da empreitada referida em epígrafe, adjudicada à empresa Cunha Bastos, Lda.

 

Revisão anual das rendas da Unidades Habitacionais de Aguiã/ Couto/ Guilhadeses/ Paçô/ Rio Frio/ Sabadim/ Sobreiro/ Vale/ S. Jorge/ Souto/ Tabaçô/ Távora/Residência Partilhada e Unidade Habitacional Móvel: foi aprovada aproposta de revisão das rendas das Unidades Habitacionais de Aguiã/ Couto/ Guilhadeses/ Paçô/ Rio Frio/ Sabadim/ Sobreiro/ Vale/ S. Jorge/ Souto/ Tabaçô/ Távora/Residência Partilhada e Unidade Habitacional Móvel.

 

Aquisição de Serviços de recrutamento e seleção de Recursos Humanos para a Divisão de Desenvolvimento Sociocultural - Assistentes Operacionais para Escolas - Janeiro a agosto 2024 - Atualização do número de recursos humanos contratados (dois): foi autorizada a atualização do contrato PF 898/2023 no que concerne ao número de recursos humanos afetos a este procedimento, solicitando que o número seja atualizado em dois novos assistentes operacionais, uma vez que a situação presente decorrente de baixas prolongadas e outras múltiplas limitações de gestão de Recursos Humanos e do seu trabalho assim o obriga.

Esta necessidade contratual equivale a um investimento complementar máximo total de 18.850,58 euros, acrescidos de IVA, decorrente do enquadramento legal vigente de atualização do contrato, não superando 10% do valor total do mesmo.

           

OBRAS PROMOVIDAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: a Câmara tomou conhecimento que o período de discussão pública relativo à proposta do município em concretizar a operação de loteamento para Construção de Habitação Social, no lugar de Cadorcas - Guilhadeses, terminou sem que fosse apresentado qualquer contributo e/ou reclamação para o efeito, e aprovou em definitivo a operação de loteamento para constituição de 8 lotes para implantação de moradias unifamiliares, geminadas, com tipologias T1 e T2.

           

LICENCIAMENTO OPERAÇÃO DE LOTEAMENTO: a Câmara tomou conhecimento que o período de discussão pública, relativo à proposta do município em concretizar a operação de loteamento para Construção de Habitação Social, no lugar de Portela - Souto, terminou sem que fosse apresentado qualquer contributo e/ou reclamação para o efeito e aprovou em definitivo a operação de loteamento para constituição de 8 lotes para implantação de moradias unifamiliares, geminadas, com tipologias T1 e T2.

           

A Câmara aprovou a atribuição de um apoio financeiro à Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho/In.cubo, no valor de 120.000,00 Euros, mediante formalização de protocolo de colaboração, para apoiar a execução dos diversos projetos que estão em curso com incidência financeira em 2024.

 

Idem, a Associação Cultural e Recreativa Amadora Prozelense, no valor de 6.000,00 Euros, para ajudar a fazer face aos custos com a candidatura ao programa de apoio à beneficiação e manutenção de infraestruturas.

           

Idem, a Associação Social e Recreativa Juventude de Vila Fonche, no valor de 50.000,00 Euros para ajudar a finalização das obras de Remodelação e Adaptação do Espaço do Centro de Atividades de Tempos Livres.

 

Idem, a renovação do protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, por mais um ano, efeitos reportados a 1 de janeiro de 2024, para apoiar o transporte de deficientes para o CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão), antigo CAO. As freguesias que beneficiam desse transporte são Gondoriz, Cabreiro, Loureda, Aguiã, Proselo, Vila Fonche, Paçô, Guilhadeses, Miranda, Souto, Vilela, Vale e Rio de Moinhos, com a atualização do valor do apoio diário de 161,00 euros.

 

Programa "Renda Acessível em Valdevez - RAV" - concurso para subarrendamento de habitação - prorrogação de prazo de candidaturas: foi aprovada a prorrogação do prazo das candidaturas por mais 15 dias, prolongando-se até ao dia 19 de abril de 2024, permitindo aos serviços potenciar a divulgação e aos candidatos o tempo suficiente para reunir a documentação necessária e submeter as suas candidaturas de forma adequada.

           

Iluminação do campo de rugby - Caducidade da adjudicação - João Cerqueira Pereira, Lda.: foi aprovado manter a decisão de adjudicação tomada por deliberação da Câmara Municipal, datada de 29 de fevereiro de 2024 e a consequente outorga do contrato com a adjudicatária, a empresa João Cerqueira Pereira, Lda., pelo valor de 97.872,68 euros, acrescido de I.V.A.

                       

Aquisição de serviços para elaboração do projeto de execução "Parque Empresarial do Alto da Prova": a Câmara deliberou adjudicar os serviços à empresa concorrente Limaplano – Gabinete de Arquitetura e Engenharia, Lda., pelo valor de 10.660,00 euros, mais IVA.

           

Escritura de transmissão de lote de terreno no Parque Industrial de Paçô n.º 31: foi aprovado o pedido para a celebração da escritura de transmissão de lote de terreno no Parque Empresarial de Paçô.

 

Beneficiação do Pavimento Desportivo da Sala Especializada do Pavilhão Municipal: a Câmara autorizou a liberação de mais 30% da caução inicial (o que totaliza 60% da caução total), por ter decorrido 2 anos completos desde a receção provisória.

           

Beneficiação e Pavimentação da Travessia da Costa, Guilhadeses - 1ª FASE - Trabalhos complementares: Foram aprovados os trabalhos complementares de espécie não prevista no contrato no valor de 25.652,00 euros (S/IVA) e a prorrogação de prazo de 30 dias, até 20/06/2024.

           

Expansão da rede de saneamento a sudoeste: SANTAR/SOUTO/TABAÇÔ: foi aprovada a conta final da empreitada no montante de 1.139.665,00 euros.

 

Expansão da rede de saneamento a sudoeste - SANTAR /SOUTO E TABAÇÔ: foi aprovado o auto de vistoria para efeitos de receção provisória da empreitada referida em epígrafe, adjudicada à empresa Martins & Filhos, S.A.

 

Fornecimento e colocação de sinalética nos percursos pedestres do "Território de Santa Cruz": foi aprovado adjudicar à empresa concorrente Aldeias Suspensas, Unipessoal, Lda., pelo valor de 47.927,77 euros, mais IVA.

           

Elaboração de estudo para implementação de transporte flexível no concelho de Arcos de Valdevez: foi aprovado adjudicar à empresa concorrente WAY2GO – Consultores Associados, Lda., pelo valor de 24.790,00 euros, mais IVA.

           

Elaboração de projeto de execução/ESPECIALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO PARA O ENSINO ARTICULADO DA MÚSICA NA EB/2/3/S DE ARCOS DE VALDEVEZ: foi aprovado adjudicar à empresa concorrente Vítor Hugo – Coordenação e Gestão de Projetos, S. A., pelo valor de 48.850,00 euros, mais IVA.

           

Alteração da Reunião Ordinária de 25 de abril: Por proposta da Presidência, e atendendo a que coincide com o feriado do 25 de Abril, a Câmara resolveu alterar a sua reunião ordinária, prevista para aquele dia, para o dia 2 de maio, à hora habitual.

 

Top