Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Obra de beneficiação e recuperação do Adro da Igreja de Ermelo

06 Maio 2008
Município de Arcos de Valdevez

Visitamos a Freguesia de Ermelo na companhia do Presidente da Junta, Bento Amorim Brito, e constatamos que avança em bom ritmo a obra de beneficiação e recuperação do Adro da Igreja de Ermelo, inserida no plano concelhio de "Revitalização e Valorização de Núcleos Rurais", adjudicada por mais de 120 mil euros.
A obra teve o seu início em meados de Fevereiro de 2008, e tem um prazo de execução de 120 dias, prevendo-se por tal motivo a sua conclusão para o próximo mês de Junho.
A execução da mesma inclui: demolições, escavações, pavimentações com cantarias, infra-estruturas de águas pluviais e infra-estruturas eléctricas.
Bento Brito referiu-nos que esta é uma obra muito importante para a freguesia, pois beneficia significativamente a zona envolvente da Igreja Matriz, Casa Paroquial e Sede da Junta, prestando melhores condições de recepção aos muitos peregrinos devotos que demandam ao Santuário Beneditino.


CAMINHO DE ACESSO AO LUGAR DE CIMA DA IGREJA

Em fase de conclusão final, está também a obra de alargamento e pavimentação do "Caminho de Acesso ao Lugar de Cima da Igreja", faltando apenas a execução de 50 metros de valetas e vedações.
Adjudicada por mais de 22 mil euros, é financiada através de protocolo celebrado com o Município Arcuense, no qual o mesmo assume 90% deste quantitativo, e a Junta de Freguesia os restantes 10%.
No entender de Bento Brito, também esta era uma obra muito necessária, pois tirou do isolamento 11 casas situadas na parte alta do lugar, quantitativo muito importante, se tivermos em conta o total de residentes do lugar da Igreja.

ECOVIA DE ERMELO

A Ecovia de Ermelo é hoje uma obra concluída, na margem direita do Rio Lima, na Albufeira de Touvedo, na qual foram investidos mais de 180 mil euros.
Foi criada com o objectivo de criar condições de utilização para a circulação pedonal e de veículos não motorizados, assentes na lógica do ócio e contemplação, valorizando sem sombra de dúvida os lugares da Igreja e de Vilarinho de Souto.
A estrada em betuminoso que lhe dá acesso, situa-se muito perto de Vilarinho de Souto e vai desembocar no magnifico parque de Merendas, o qual inclui para além da área de estacionamento, suportes para velocípedes, mesas, bancos e frondoso arvoredo, partindo daí um percurso de 600 metros para poente e de 4.400 metros para nascente.
Fomos informados pelo Presidente da Junta, que a Ecovia tem sido muito utilizada, por forasteiros que percorrem os trajectos, proporcionando também acesso aos amantes da pesca desportiva, que vêem na albufeira um espaço privilegiado para a prática da modalidade.

Top