- Notícias
- Agenda de Eventos
- Heráldica
- Órgãos Autárquicos
- Câmara Municipal
- Executivo da Câmara Municipal
- Atribuições e Competências
- Regimento
- Declaração Patrimonial dos Membros do Executivo
- Reuniões de Câmara
- Gabinetes de Apoio
- Código de Conduta
- Missão, Visão e Valores
- Organigrama / Funcionograma
- Plano de Prevenção de Corrupção
- Observância do Direito de Oposição
- Horário de Atendimento
- Contactos
- Assembleia Municipal
- Juntas de Freguesia
- Câmara Municipal
- Transparência Municipal
- Participação Pública
- Avisos e Anúncios
- Publicações
- Porto e Norte
- Galerias Multimédia
- Política de Privacidade e Segurança
- Requerimentos e Regulamentos
- Informar
- Órgãos Autárquicos
- Câmara Municipal
- Reuniões de Câmara
- Deliberações
- Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez reuniu na Escola Básica de Arcos de Valdevez
Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez reuniu na Escola Básica de Arcos de Valdevez
Fundação da Caixa Agrícola do Noroeste foi aprovada como novo membro deste conselho
Decorreu no passado dia 20 de Janeiro, na Escola Básica de Arcos de Valdevez, a reunião plenária do Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Francisco de Araújo, e representantes de diversos organismos e entidades locais, nomeadamente, Segurança Social, Saúde, Emprego, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações de carácter social, Escolas, Centros de formação, entre outros.
Dos diversos pontos da ordem de trabalhos destacou-se a apresentação do diagnóstico social do Núcleo Local de Inserção em que foram divulgados os dados relativos aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, nomeadamente, o número total de famílias abrangidas por esta medida e que, no concelho de Arcos de Valdevez, são 129, o que corresponde a 261 indivíduos. Foi também salientado que a grande maioria dos beneficiários vive só (62) e tem idades compreendidas entre os 51 e os 60 anos. As áreas de inserção mais contempladas são a área do emprego, da saúde e da ação social.
Foram também debatidas questões relacionadas com o emprego/desemprego,
tendo Francisco de Araújo referenciado o empenho da Autarquia em apoiar as empresas situadas nas zonas industriais para que as mesmas promovam a empregabilidade. Elogiou também a atividade do Centro de Formação da Industria Metalomecânica (CENFIM) referindo tratar-se de um centro de formação de excelência na área da metalomecânica, apresentando-se como uma grande oportunidade para os jovens que pretendem seguir esta atividade, pois é quase certa a sua entrada no mundo laboral.
Da ordem de trabalhos constaram também a apresentação do Relatório de Atividades de 2011, bem como o Plano de atividades para 2012. Neste ponto foi referido que o mesmo tem por base os principais projetos a desenvolver pelas diversas entidades parceiras e que contribuem para dar respostas às necessidades da comunidade local e para os objetivos da rede social, tendo sido destacada como uma das principais ações para o próximo ano, a atualização do diagnóstico e plano de desenvolvimento social.
A reunião decorreu com normalidade, tendo ficado agendada uma nova reunião plenária para o próximo dia 6 de Fevereiro às 10 horas, no mesmo local.