Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

9 - Centro de Interpretação do Barroco

Igreja espirito santo 2 1 1024 2500

Uma porta para o Barroco no Alto Minho!

A Igreja do Espírito Santo, feita Centro de Interpretação do Barroco é a primeira das “estações do tempo” por onde a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho está a promover e dinamizar o património histórico e cultural da região – dez concelhos, dez estações , dez percursos de visita.

Em Arcos de Valdevez, a porta cronológica abre-se para o barroco. E, sendo este um estilo artístico que surgiu nos países católicos como resposta à reforma protestante, não surpreende que seja nos edifícios religiosos que o barroco marca mais o “gosto” da época. São igrejas, capelas e santuários a grande maioria dos 40 pontos de visita identificados para esta Rota do Barroco do Alto Minho. Muitos deles produto de várias confrarias que se foram instalando na região.

A Igreja do Espírito é uma das mais valiosas joias do Barroco português, classificada em 1977 como Imóvel de Interesse Público, renascendo hoje como um novo esplendor através do Centro Interpretativo do Barroco.

No interior, encontramos alguns dos melhores exemplares da Arte religiosa portuguesa dos séculos XVII e XVIII, que convidamos a serem descobertos numa visita ao monumento e aos seus vastos recursos interpretativos.

Praça Municipal
4970 Arcos de Valdevez

Latitude: 41.84776202

Longitude: -8.41775358


Top