Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Francisco Araújo consignou Empreitada “Portas do Mezio –- Arranjos Exteriores - – Parques Temáticos”

01 Junho 2011


O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo, esteve ontem, dia 31 de Maio, nas Portas do Mezio para, em conjunto com a firma adjudicatária, realizar a consignação da empreitada "Portas do Mezio - Arranjos Exteriores - Parques Temáticos".

Adjudicada à empresa Artur da Silva Ribeiro, Lda. por 732.846,86 € (s/IVA), esta é uma empreitada de obra que tem por objectivo a criação dos Parques Temáticos com vista à dinamização da Porta, aproveitando os recursos naturais existentes, retratando os vários aspectos ligados a fauna, flora e o modo de vida dos habitantes da região.

Com a execução da obra, prevê-se a criação de dois espaços denominados de Parque da Biodiversidade e Parque Temático "Agro-silvo-pastoril das Serras da Peneda e Soajo".

O Parque da Biodiversidade, localizado na parte posterior do Centro de Informação, cria dentro da área delimitada pelo muro em alvenaria, zonas distintas de utilização. O espelho de água, pontes e caminhos pavimentados promovem a delimitação dos espaços, destinados à utilização mais contemplativa, espaços que permitem a realização de actividades dinâmicas em grupo ou individuais, com o objectivo de aprendizagem ou apenas de lazer dos visitantes. Já o Equipamento de lazer infantil e o espaço interactivo localizados na zona de prado junto ao espelho de água, criam espaços agradáveis para utilização, aprendizagem, lazer e convívio dos mais novos;

O Parque Temático "Agro-silvo-pastoril das serras da Peneda e Soajo" representa, em escala reduzida, o modelo físico da montanha através da execução de construções; linha de água que inicia na nascente passa pelo regadio e desagua no rio; pastagens e um lugar de habitação de altitude (branda); bosque; zona de terreno rochosa; campos agrícolas e aldeia. Este espaço terá como objectivo dar a conhecer o modo de vida dos habitantes e zonas naturais da montanha, em grupo e com visitas orientadas ou não, pois os diversos locais serão identificados por placas informativas.

A obra é candidatada ao ON.2 Eixo: III - Valorização e Qualificação Ambiental Territorial e conta com comparticipação FEDER no valor de 773.614,80 €. O prazo de execução é de 180 dias.

 

 

Município de Arcos de Valdevez
Top