Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal e ARDAL candidatam Prato ''Carne de Cachena com arroz de feijão tarrestre'' às 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal

Prato confeccionado 1 1024 2500
28 Abril 2011

As 21 candidatas a Maravilhas da Gastronomia serão organizadas em 7 categorias, 3 finalistas por categoria e os 7 vencedores serão apurados pelo maior número de votos.

Em 2011 serão eleitas as "7 Maravilhas da Gastronomia®", numa iniciativa que vai divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade. Após a divulgação e promoção do património histórico e natural do nosso país, as "7 Maravilhas®", continuam a explorar os grandes valores e paixões dos portugueses.

Arcos de Valdevez não vai ficar de fora desta competição, marcando presença com o prato "Carne de Cachena com Arroz de Feijão Tarrestre". Um prato secular, confeccionada nas aldeias de montanha de Arcos de Valdevez, que tem como base dois produtos locais de qualidade excepcional: A Carne de Cachena da Peneda, certificada como DOP e o Feijão Tarrestre, produto certificado na Arca dos Sabores da Fundação Internacional Slow Food.

O "Tarrestre" é um feijão que as populações das Serras da Peneda e Soajo põem a cozer, sem ser previamente demolhado, por ter pele fina. Além desta característica, que lhe dá a vantagem de diminuir o tempo de cozedura, tem na sua composição nutricional altos valores de fibra bruta e de ácidos gordos insaturados, características que fazem deste feijão, um alimento funcional.

A sua confecção é bastante simples e para além do arroz e do feijão leva cebola, alho e azeite.

Quanto à carne de cachena, como o próprio nome indica, ela é proveniente de animais da raça cachena, produzidos em regime de total liberdade pelos pastos de montanha das serras da Peneda e Soajo. A sua confecção é grelhada temperada com sal.

É o prato ex-líbris do município de Arcos de Valdevez, sendo cabeça de cartaz no fim-de-semana gastronómico municipal.

"As 21 candidatas a Maravilhas da Gastronomia serão organizadas em 7 categorias, 3 finalistas por categoria e os 7 vencedores serão apurados pelo maior número de votos.

O processo para eleger as "7 Maravilhas da Gastronomia®" teve início a 7 de Fevereiro, com a abertura da fase de candidaturas no site oficial (www.7maravilhas.pt).

Todas as receitas e pratos a considerar no processo de eleição serão organizados pelas 10 regiões do país e em 7 categorias: Entradas, Sopas, Carnes, Caça, Peixe, Marisco e Doces. Após um processo de selecção por parte de 70 especialistas, para chegar a uma lista de 70 pré-finalistas, e posteriormente por um painel de 21 personalidades notáveis, a short list de 21 Finalistas será apresentada a 7 de Maio de 2011.

A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2011, e as "7 Maravilhas da Gastronomia®" serão reveladas no mesmo mês em Santarém. A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do país e todo o processo de selecção e votação é auditado pela pwc.

Os 7 vencedores serão revelados numa cerimónia única, a transmitir em directo a partir de Santarém pela RTP, Televisão Oficial das "7 Maravilhas da Gastronomia®". À semelhança da operação realizada com as "Maravilhas Naturais de Portugal®", a RTP vai envolver as áreas de informação e programação e divulgar as 21 finalistas durante os meses de Julho e Agosto, no programa "Verão Total". A declaração oficial será mais uma vez apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato".(In: http://www.7maravilhas.sapo.pt/press-center/)

 

Município de Arcos de Valdevez
Top