Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

''Vigilante da Natureza Júnior'' - Porta do Mezio lança mais uma das suas actividades educativas e entretenimento para os mais jovens

27 Abril 2011

Aproveitando as férias escolares do período Pascal, a ARDAL, enquanto entidade gestora da Porta do Mezio, fez a grande estreia da actividade "Vigilante da Natureza Júnior", com um grupo constituído por 7 crianças, com idades entre os 8 e os 12 anos.

Pretende-se com esta acção, incentivar o público mais novo, principalmente as crianças a serem futuros ambientalistas, promovendo a sua aprendizagem ao longo da vida transmitindo através de experiências vividas em áreas naturais e classificadas, como o Parque Nacional, a importância da conservação da natureza, da fauna, da flora e dos valores ecológicos, fundamentais para a educação de uma sociedade ambientalmente consciente e, em simultâneo, promover o estatuto e o papel do vigilante da natureza, enquanto agente responsável por fazer cumprir essas regras e valores.

A ideia passa pela criação de campos de férias, durante as férias escolares, conduzindo os mais novos para a Porta, onde terão uma aprendizagem, sobre as diferentes temáticas relacionadas com a conservação da natureza. Os participantes terão oportunidade de interagir com técnicos devidamente preparados para o efeito e passar por um sistema de avaliação que culmine com a entrega de um diploma de Vigilante da Natureza Júnior.

Nesta iniciativa, realizada durante dois dias, as crianças começaram por conhecer os objectivos do programa, através de uma breve explicação do formador; posteriormente, foi-lhes feita uma apresentação geral do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o seu enquadramento geográfico e limites administrativos, uma breve caracterização sócio-económica, assim como os principais valores faunísticos, florísticos, geológicos, geomorfológicos e culturais que estiveram na origem da sua classificação.

Após esta breve explicação o grupo realizou uma saída de campo, percorrendo o percurso pedestre - Trilho do Mezio - sempre junto à Porta de Mezio, onde tiveram a oportunidade de adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a floresta, sua importância para o equilíbrio ambiental assim como para a compreensão/interpretação das relações Homem - Meio Natural.

Além de percorrerem a floresta também fizeram uma "Viagem ao Passado" através da visita às Antas e às Mamoas do Mezio (ficaram a saber o que são, como eram construídas e utilizadas e quais os rituais nelas praticados) e observação das Gravuras rupestres do Gião.

O Programa "Vigilante da Natureza Júnior" aborda ainda outras temáticas, como a gestão de habitats, enquanto meio conducente à manutenção de uma paisagem integrante de um ecossistema; o valor da fauna e flora autóctone, enquanto elementos imprescindíveis à manutenção da paisagem e biodiversidade característica do PNPG, o perigo e gravidade das espécies invasoras; o complexo Agro-Silvo-Pastoril, enquanto elemento patrimonial único em toda a Europa.

Aprenderam o que é um vigilante da natureza, quais as suas principais funções; como actuar em determinadas situações; conhecimentos básicos de cartografia e normas de conduta, e, depois realizaram uma Saída de Campo que lhes permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala.

Também realizaram um eco-paper com o objectivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação.

Por fim, cada participante, após avaliação, recebeu um diploma de participação na actividade e de credenciação como vigilante da natureza.

Presentes nesta estreia estiveram o Vereador da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Pedro Teixeira, e o Coordenador da ARDAL, Jorge Miranda.

Esta é uma das ofertas disponíveis na Porta do Mezio, para os mais pequenos, que permite aos pais proporcionarem aos seus filhos dois dias agradáveis, junto da Natureza. Trata-se de uma iniciativa que para além de ser educativa também comporta muita diversão e tem a particularidade de se realizar num ambiente que não poderia ser mais apetecível para os mais novos ... a floresta.

Esta actividade está estruturada para crianças entre os 8 e 12 anos de idade, tendo um custo associado por criança, que engloba todas as actividades descritas e ainda ao Kit completo "Vigilante da Natureza Júnior", composto por calções, meias, t-shirt, boné e kit exploração.

Município de Arcos de Valdevez
Top