Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Projeto UAV-ART do Instituto Superior Técnico realiza um exercício de voo em Arcos de Valdevez

25 Julho 2022
O projeto UAV-ART:
O UAV-ART (Alameda Research Team) é um projeto fundado em 2018, que se integra no AeroTéc (Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico) e conta atualmente com cerca de 40 membros, todos alunos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. O projeto tem como objetivo a projeção e construção de raiz de aeronaves autónomas, cuja finalidade é a monitorização de florestas e prevenção de incêndios. Através da recolha e transmissão de vídeo em tempo real, os aeromodelos poderão ser capazes de monitorizar regiões de elevada incidência de fogos sem um risco humano elevado associado, ajudando assim na prevenção e combate.

O exercício de voo em Arcos de Valdevez:
No dia 26 de julho por volta das 11h00 da manhã, irá ser realizado um exercício de voo em Arcos de Valdevez, na zona do Baloiço de Mezio. Neste exercício, o UAV-ART irá demonstrar as capacidades de voo do seu aeromodelo, simulando o ambiente de monotorização e prevenção de incêndios. Além disso, o exercício será acompanhado de uma apresentação do projeto e dos seus objetivos a diversas entidades com foco em proteção florestal que decorrerá antes da demonstração de voo. Desta forma, serão demonstradas, num contexto real, as capacidades dos aeromodelos que o UAV-ART desenvolve.

Porquê Arcos de Valdevez?
O Parque Nacional Peneda-Gerês é o único parque nacional em Portugal e uma das suas maiores reservas naturais de biodiversidade e património cultural. Posto isto, evitar a propagação de incêndios nesta região é um feito com benefícios incomensuráveis para a preservação da natureza. Arcos de Valdevez, um dos concelhos que engloba este parque, torna-se um dos locais ideais para a realização de um exercício em contexto real dos nossos aeromodelos, devido à sua localização geográfica, proximidade com o Parque Nacional Peneda-Gerês e abertura a iniciativas inovadoras e tecnológicas como é o projeto UAV-ART.

Para mais informações sobre o UAV-ART e os desenvolvimentos do projeto pode consultar as redes sociais no:
• Instagram: https://lnkd.in/dyPtYKTd ;
• Facebook: https://lnkd.in/dNyTF6e3 ;
• LinkedIn: https://lnkd.in/dET2ikjx .
Além disso, pode consultar também o website em: https://aerotec.pt/uav .
Top