Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

COMUNICADO - Arcos de Valdevez avança com medidas para mitigar efeitos da seca no Concelho

Gota de agua 1 1024 2500
10 Fevereiro 2022

 

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, tendo em conta as condições meteorológicas marcadas pela ausência de chuva, avançou com um conjunto de medidas para mitigar os efeitos na seca no Concelho.

Assim, estão em vigor as seguintes medidas:

- Redução dos consumos de água: toda a rega dos relvados e espaços verdes instalados em vários parques, jardins, praças, rotundas e edifícios da zona urbana e das freguesias está suspensa. Apenas estão a ser asseguradas regas pontuais em floreiras e plantas anuais com água proveniente de captação própria, não da rede pública.

- Monitorização atenta de situações que possam advir com a falta de água nas freguesias, assegurando o transporte e disponibilização de cisternas com água para as necessidades mais prementes;

- Vigilância apertada e prontidão de meios de socorro em espaços florestais e em risco de incêndio.

O Município apela ao dever cívico e ambiental de todos, com poupança no consumo de água e eliminação de todos os gastos que não sejam essenciais, evitando todo o tipo de desperdícios.

Está ao alcance de todos a tomada de medidas, como não utilizar água da rede pública para efeitos de lavagem de carros, varandas/terraços, reduzir o tempo dos banhos, as capacidades dos autoclismos e todas as utilizações de água não essenciais em geral.

O Município agradece a colaboração de todos os munícipes na salvaguarda deste bem tão precioso e escasso que é de todos nós.

 

Nota: Caso tenha conhecimento de alguma situação irregular a reportar como, por exemplo, perdas de água, rutura/fuga na via pública, por favor contacte a ADAM através do número 258 806 991 (disponível todos os dias, 24h/dia) ou a sua Câmara municipal (258 520 500).

Top