'O sol: uma estrela aqui tão perto' nas Oficinas de Criatividade Himalaya
“𝐎 𝐒𝐨𝐥: 𝐮𝐦𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐞𝐥𝐚 𝐚𝐪𝐮𝐢 𝐭ã𝐨 𝐩𝐞𝐫𝐭𝐨”
13 de novembro | 10h00
Oficinas de Criatividade Himalaya
No próximo dia 13 de novembro, pelas 10 horas, realiza-se, nas Oficinas de Criatividade Himalaya, a palestra intitulada “𝐎 𝐒𝐨𝐥: 𝐮𝐦𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐞𝐥𝐚 𝐚𝐪𝐮𝐢 𝐭ã𝐨 𝐩𝐞𝐫𝐭𝐨” com João Fernandes, docente no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
O Sol é a única estrela do Sistema Solar. É por isso, a nossa estrela! Uma estrela em torno da qual a Terra orbita, bem como outros planetas, asteroides, cometas, etc. Por isso, o Sol é uma fonte de energia e de Vida para a Terra. Estes factos estão bem patentes nas motivações que atravessam estas inspiradoras Oficinas de Criatividade Himalaya. Por outro lado, o Sol não é a única estrela do Universo. Só na nossa galáxia - a Via Láctea - temos dezenas de milhares de milhões de estrelas. E todas elas são diferentes... Nesta palestra falaremos do Sol, das suas caraterísticas, e da importância do seu estudo para o conhecimento científico da Humanidade.
𝐎 𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨 é 𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐨, 𝐝𝐞 𝐢𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢çã𝐨 𝐨𝐛𝐫𝐢𝐠𝐚𝐭ó𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐯𝐚𝐠𝐚𝐬 𝐥𝐢𝐦𝐢𝐭𝐚𝐝𝐚𝐬, 𝐬𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬á𝐫𝐢𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐢𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢çã𝐨 𝐩𝐨𝐫 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐧𝐭𝐞.
𝐏𝐚𝐫𝐚 𝐢𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢çã𝐨 𝐛𝐚𝐬𝐭𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐞𝐧𝐜𝐡𝐞𝐫 𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐧𝐭𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐮𝐥á𝐫𝐢𝐨: https://forms.gle/jeVBb5uDX21qF6y88
Dúvidas e/ou esclarecimentos: Telf. 258 247 326 / E-mail: oficinashimalaya@cmav.pt
João Manuel de Morais Barros Fernandes, natural de Arcos de Valdevez, é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) desde 1999. Licenciou-se em Física/Matemática Aplicada (ramo Astronomia) pela Universidade do Porto (1991) e é doutorado em Astrofísica e Técnicas Espaciais pela Universidade de Paris VII (1996). Obteve a agregação em Física (ramo Astrofísica) pela Universidade de Coimbra (2014). As suas áreas de investigação são a formação e evolução das estrelas, física solar e a história da Astronomia em Portugal. Publicou mais de 90 trabalhos de investigação em revistas internacionais, atas de congressos científicos e capítulos de livros. Tem desenvolvido atividade de divulgação cientifica (nomeadamente com palestras em escolas) e foi o single point of contact nacional para o Ano Internacional da Astronomia 2009, por nomeação da União Astronómica Internacional. Recebeu a distinção "Caras de Futuro" da revista Visão em 2013. Foi subdiretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o pelouro do Observatório Geofísico e Astronómico da UC (2013-2018) e foi coordenador do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (2015-2018). É, de novo, coordenador Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra desde Abril de 2021.