Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez aprovou maior execução da última década

22 Junho 2021

 

O Município de Arcos Valdevez aprovou prestação de contas de 2020 com a maior execução da última década, superando os 25,8 milhões de euros.

A Autarquia registou um superavit corrente de 5,1 milhões de euros, que permitiu dar cumprimento à regra de equilíbrio orçamental e reforçar a capacidade de investimento nas Grandes Opções do Plano (GOP), encerrando o exercício de 2020 com um saldo de gerência superior a 300 mil euros.

Em 2020 a Autarquia manteve a sua política de rigor na gestão financeira e o objetivo de redução global da dívida. A dívida à banca foi amortizada em 499 mil euros. O Executivo reforçou ainda a liquidez na economia local, reduzindo a dívida a fornecedores em 500 mil euros. Esta redução também se refletiu no prazo médio de pagamentos a fornecedores, que passou de 36 dias em 2019 para apenas 13 dias no final de 2020, contribuindo para a retoma da economia.

No âmbito do combate à Covid-19, o Município e a rede de parceiros têm estado na linha da frente, no apoio às famílias, instituições e empresas, tendo sido investidos, em 2020, cerca de 1 milhão de euros. Merecendo destaque, a linha de apoio às pessoas com necessidades sociais, a distribuição de equipamentos de proteção individual, o pagamento de testes de rastreio à Covid-19, a aquisição de computadores e outros materiais informáticos de apoio ao ensino à distância e os incentivos financeiros às famílias e ao setor comercial e empresarial no âmbito dos programas “Vale de Compras Recontro”, “Vale de Natal”, o PROCOM, entre outros.

A relação de proximidade com os arcuenses e com várias entidades também foi intensificada no âmbito de outros programas e medidas, com um valor superior a 4 milhões de euros, nomeadamente ao nível da parceria com as Juntas de Freguesia, da educação e ação social, do ambiente e segurança e da dinamização da economia e da atividade cultural, desportiva e recreativa.

O investimento global nas GOP foi de 15,1 milhões de euros, assumindo clara preponderância os investimentos nas funções sociais, com 9,6 milhões de euros e nas funções económicas com mais de 3,4 milhões de euros, seguindo-se as transferências para as Juntas de Freguesia, com mais de 1,5 milhões de euros e as funções gerais com 642 mil euros. 

O ano 2020 ficou marcado pela concretização de importantes investimentos para o concelho e para os arcuenses. Na educação, com a reabilitação do Bloco 4 da EB 2,3/S, do Pavilhão Desportivo da Escola de Sabadim, do Pavilhão Municipal e do Jardim de Infância de Giela. Na habitação e ação social, com o lançamento da estratégia local de habitação e da obra das 5 casas na rua da Lira para arrendamento jovem, bem como com a prossecução dos programas de apoio à população mais desfavorecida e vulnerável, das obras de melhoria do conforto habitacional e do apoio atividade das IPSS. Foram realizados investimentos na rede de estradas, abastecimento de água e saneamento, iluminação e recolha de resíduos. Na mobilidade e segurança urbana, com a reconversão do arruamento da Lamela, a reabilitação da Rua Padre Himalaya e da Rua Félix Alves Pereira e a beneficiação da EN 101 entre a rotunda da Solidariedade e a rotunda da Variante em Prozelo. Foram concluídas as Oficinas de Criatividade Himalaya e os relvados sintéticos do Távora e do ADECAS. Apoiamos a atração de investimento, a criação de emprego e a inovação tecnológica, através do alargamento e qualificação dos parques empresariais, a aquisição de terrenos e o reforço dos incentivos. Avançamos com a criação do CITIN-Centro de Interface Tecnológico Industrial, um centro de investigação e competitividade para as empresas do Alto Minho. No turismo realizamos investimento no Parque Biológico do Mezio, no Centro de Promoção Ambiental de Sistelo, na Cascata de Água em Rio Cabrão, nos passadiços entre o Poço das Caldeiras (Loureda) e S. Sebastião (Cabreiro) e no 3º Posto de Turismo, na Peneda (Gavieira).

Para o Presidente da Câmara, João Manuel Esteves “Este resultado é fruto de uma gestão autárquica responsável e de proximidade, em articulação com as entidades parceiras e os arcuenses, com o objetivo de construir um concelho mais solidário, mais próspero, mais sustentável e com mais oportunidades para todos”.

Top