Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Conselho Municipal de Educação aprovou o Plano de Transportes Escolares e auxílios económicos aos alunos

Conselho municipal de educacao2 1 1024 2500
24 Maio 2021


No dia 20 de maio teve lugar mais uma reunião do Conselho Municipal de Educação, órgão que tem por objetivo promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção no âmbito do sistema educativo.
Presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, a reunião abordou os investimentos a realizar ao nível do Plano de Transportes Escolares, os auxílios económicos a atribuir a alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico e a definição de escalões de comparticipação familiar da educação pré-escolar.
O Conselho Municipal de Educação deu parecer favorável ao Plano de Transportes escolares para o ano letivo 2021/2022, que corresponde a um investimento da ordem dos 680 mil euros e garante o transporte gratuito de 836 alunos. Tratam-se de crianças e jovens que frequentam diversos níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário, nos diversos equipamentos educativos do Agrupamento de Escolas de Valdevez.
Ao nível dos auxílios económicos e à semelhança daquilo que vem acontecendo nos últimos anos, foi aprovada a atribuição, para o primeiro ano letivo, por parte do Município, de livros de fichas para os alunos do 1º e 2º ciclo, sendo que aqueles que possuem escalão A e B são oferecidos na íntegra e aos restantes será atribuído um apoio de 50% do valor dos mesmos.
Foi também, apresentado e discutido o Plano de Atividades 2021/2022 a desenvolver junto das escolas, o qual congrega um conjunto de ações relacionadas com a educação ambiental, a promoção do livro e da leitura, a educação para as artes, cultura e bem-estar, a história e património, e a realização de ciclos festivos/
dias comemorativos. Tiveram especial destaque na discussão deste Plano de Atividades, as Oficinas Padre Himalaya, as quais, estão preparadas para receber os alunos do concelho, proporcionando momentos de aprendizagem que certamente irão melhorar os seus conhecimentos e o seu sucesso educativo.
Esta reunião do Conselho Municipal de Educação foi ainda marcada pelas referências à visita efetuada no passado dia 12 de maio, pelo Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a qual foi motivo de orgulho para toda a comunidade educativa.

 

conselho_municipal_de_educacao
conselho_municipal_de_educacao3
Top