Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

CLAS de Arcos de Valdevez reuniu para analisar situação pandémica e Planos Estratégicos para o concelho

Reuniao clas 1 1024 2500
01 Março 2021

 

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Arcos de Valdevez esteve reunido no passado dia 24 de fevereiro, por videoconferência, para apresentar e discutir planos estratégicos estruturantes para o concelho, nomeadamente a Estratégia Local de Habitação, o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação e a atualização do Plano de Desenvolvimento Social. Foi ainda efetuada uma apresentação dos apoios prestados e a prestar para combater a crise pandémica, bem como o ponto de situação do Projeto CLDS4G.

O Presidente do CLAS, João Manuel Esteves, falou das medidas desenvolvidas pelo Município para fazer face à pandemia, as quais abrangeram apoios nas diversas áreas de atuação (saúde, ação social, educação, economia), e que implicaram um investimento do Município no valor de cerca de 1 milhão de euros.

Já no que diz respeito à Estratégia Municipal de Habitação, João Manuel Esteves disse nesta reunião, que este é um instrumento que define a estratégia de intervenção em matéria de política de habitação para o concelho, que teve por base um diagnóstico das carências existentes relativamente ao acesso à habitação e que define as soluções habitacionais a desenvolver no concelho e a sua priorização durante o seu período de vigência (2021-2027).

O Plano prevê um investimento de mais de 9,5 milhões de euros em medidas, como a construção de novas habitações socias, a reabilitação de casas, o apoio ao arrendamento, incentivos à habitação, entre outras medidas.

Na reunião foi também apresentado, pela Conselheira Municipal para a Igualdade, Dra. Manuela Melo, o Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação, documento que reflete as medidas que o Município irá implementar nesta matéria, durante o período 2022-2024.

No final da reunião, o Presidente do CLAS, fez um apelo aos Conselheiros para que se envolvessem ativamente na elaboração do Plano de Desenvolvimento Social para o concelho, que irá decorrer durante o ano 2021.

reuniao_clas2
Top