Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Comissão Europeia elege projeto do Museu da Água ao Ar Livre como exemplo de boas práticas

Museu da agua  site comissao europeia 1 1024 2500
20 Novembro 2020

 

A Comissão Europeia, através da DG REGIO, encontra-se a promover no seu website oficial, um conjunto de projetos apoiados pelos Fundos Comunitários.

Foi com grande satisfação que a Câmara Municipal recebeu a notícia de que o Projeto “Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez”, apoiado através do Norte 2020, já integra o portfólio da plataforma eletrónica da DG REGIO, como um exemplo de boas práticas.

Segundo a Comissão Europeia o projeto do Museu da Água ao ar Livre destaca-se por ter contribuído “para a promoção do património natural, arquitetónico e cultural associado ao rio Vez na Região Norte de Portugal. Através do mesmo foi possível criar um percurso ao longo do Rio Vez e vários pontos de observação a partir dos quais o visitante pode observar a flora e a fauna nativas.”

De referir que este Museu é único no país e reforça, renova e amplia o papel de Arcos de Valdevez como porta da mais importante Reserva da Biosfera, declarada pela Unesco, existente no noroeste peninsular – o Parque Nacional Peneda-Gerês /Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Com a criação do museu, o município pretendeu potenciar o aumento do número de visitantes, dinamizando o alojamento, a restauração, a animação turística e as empresas de prestação de serviços ligadas ao ambiente e ao comércio.

A primeira fase do Museu da Água ao ar livre centra-se no troço do rio Vez, situado entre a foz do rio Vez, na freguesia de Souto, e a freguesia de Vilela, e pretende promover o património ambiental (flora e fauna), arquitetónico e etnográfico associado ao Rio Vez e seus afluentes.

Além da sinalização do património construído nas margens, o museu inclui, ao longo do trajeto, painéis informativos sobre a fauna, flora e ecologia do ecossistema ribeirinho, bem como do seu património construído e da sua história. Estes painéis têm código Qr para que se possa aceder a mais informação no site do Museu da Água em http://museudaagua.arcosdevaldevez.pt/ .

Disponibiliza observatórios para conhecer ‘in loco’ a fauna que habita neste ecossistema ribeirinho.

Dotado de um equipamento multimédia, o Fluvivez – Centro de Informação e acolhimento tem como missão dar a conhecer aos visitantes a história do rio e desafiá-los a conhecer, no terreno, o seu património. O museu completa-se com dois postos, em Sabadim e Santar, para apoiar atividades de educação ambiental.

A Operação “NORTE-04-2114-FEDER-000382 - Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez”, foi cofinanciada pelo FEDER, Programa Operacional NORTE2020, Portugal2020, Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental e contou com um Investimento Elegível de 345.071,33 € e Comparticipação Comunitária de 293.310,63 €.

Top