Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez no “Entre Serras - A Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês” da RTP1

Entre serras   pnpg 1 1024 2500
10 Novembro 2020

 

No passado dia 1 de novembro, a RTP destacou a Natureza do Parque Nacional Peneda-Gerês através do documentário “Entre Serras - A Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês”.

Com muita influência na vida do concelho de Arcos de Valdevez, e cada vez mais procurada, esta área protegida apresenta um vasto património natural e cultural.

Neste documentário, o Parque Nacional Peneda-Gerês está em destaque, apresentando um dos últimos redutos do país onde se encontram muitos ecossistemas no seu estado natural, com reduzida ou nula intervenção humana.

O Parque oferece paisagens de muita beleza e a flora é tão diversa quanto os microclimas, criados pelas diversas altitudes e exposições dos terrenos.

Quanto à fauna, a área do PNPG é a região do País mais rica em espécies animais. Além dos Javalis, Lobos, Veados, Texugos, Lontras, Martas, Tourões, entre outros, ainda se pode encontrar nesta a águia-real, que apesar de rara, persiste na vigilância das alturas.

Destacam-se também o Garrano e o gado de raça Cachena que se movimentam em liberdade pelas serras do Parque, e que por longos períodos de tempo tiveram a função de meio de transporte e de auxiliar nas atividades agrícolas.

A perfeita comunhão entre a população, a fauna e a flora do Parque Nacional da Peneda-Gerês permitiu preservar até hoje a identidade e a cultura de outros tempos, e disso são exemplo as Antas da Serra de Soajo.

Tudo isto, e muito mais, reunido num documentário que nos aproxima da biodiversidade do Parque Nacional Peneda-Gerês, da cultura e das potencialidades do concelho de Arcos de Valdevez, inserido no único Parque Nacional, Reserva Mundial da Biosfera.

 

Link para o documentário: https://cutt.ly/ggCwvGR

Top