Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Templo da Senhora da Peneda elevado a Santuário

Santuario sra da peneda 1 1024 2500
24 Abril 2020

Na data que se celebra oito séculos de devoção à Senhora da Peneda, a Diocese de Viana do Castelo, informou que o templo da Senhora da Peneda foi elevado a Santuário, por decreto do Senhor Bispo Anacleto Oliveira.

O Templo da Senhora da Peneda, situado na freguesia de Gavieira, datado do século XVIII, é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, em que nas suas laterais existem 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.

Para a Diocese de Viana do Castelo, o monumento possui um “longo e enriquecedor percurso histórico e valioso património espiritual, religioso e material, testemunho de assíduas e seculares peregrinações de fiéis e de profunda devoção e culto à Virgem Maria”.

A Câmara Municipal em articulação com a Confraria da Nossa Senhora da Peneda também está a elaborar um estudo de caracterização e inventário do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, com o objetivo de apresentar uma candidatura do conjunto edificado para classificação nacional junto do Ministério da Cultura.

Dado que o Santuário da Nossa Senhora da Peneda é um dos maiores santuários Marianos do Minho e da Zona da Galiza, a atribuição desta classificação revela-se muito importante para o concelho de Arcos de Valdevez, pois reconhece a importância do Santuário, aumenta a notoriedade do local, situado no PNPG, valoriza o património cultural e dinamiza o turismo.

 

Município de Arcos de Valdevez
Top