Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

COVID – 19 - Município arcuense atento às necessidades das pessoas, das instituições e das empresas

Medidas covid   aprovadas   copia 1 1024 2500
27 Março 2020

 

A Câmara Municipal tem estado a implementar um conjunto de medidas de prevenção e contenção do vírus.

Nestas atividades tem contado com a parceria de muitas instituições.

Neste sentido aprovou um conjunto significativo de apoio financeiro às pessoas, às instituições e às empresas, entre as quais o reforço ao apoio às pessoas com necessidades sociais, através de uma rede que envolve os Serviços Municipais, as Juntas de Freguesia, as Instituições sociais, as associações e outras entidades.

A Câmara apoiará financeiramente as instituições sociais nos custos com a realização de testes de rastreio do novo vírus aos utentes e funcionários dos lares e cederá equipamentos de proteção individual.

Ao nível da saúde vai contribuir para o fundo financeiro para apoio à ULSAM- Unidade Local de Saúde do Alto Minho, para a aquisição de equipamentos e outras despesas

Serão intensificadas as ações de desinfeção dos espaços públicos e da envolvente de equipamentos sociais e as ações de sensibilização às pessoas, nomeadamente os idosos, grupos de risco e pessoas que regressaram do estrangeiro.

O Município também irá reforçar a liquidez das instituições e empresas, procedendo à antecipação dos pagamentos dos protocolos aprovados pela Câmara Municipal com as Juntas de Freguesia, Instituições Sociais, Bombeiros Voluntários, associações e outras entidades e irá pagar, em menos de um mês, todas as faturas validadas dos fornecedores do Município. No que toca às pequenas empresas dos diversos sectores serão comparticipadas na totalidade as tarifas fixas de água e de saneamento e a taxa de resíduos sólidos urbanos.

Devido o ao encerramento dos espaços comerciais, a Autarquia irá isentar do pagamento da renda todos os espaços comerciais arrendados pelo Município. Também, vai isentar o pagamento da taxa de terrado na Feira Quinzenal e no Mercado Municipal. Serão prorrogados os prazos dos processos administrativos a decorrer na Câmara Municipal até ao final de maio.

Com o objetivo de contribuir para o relançamento da economia e do emprego, a Câmara Municipal vai apresentar um programa de apoio.

Com o evoluir da situação do novo coronavírus/COVID-19, estas medidas poderão ser revistas ou adotadas novas.

 

Nesta fase de mitigação, o cumprimento das medidas de prevenção e contenção da doença são ainda mais relevantes.

O Município Arcuense apela a todos, em particular aos idosos, aos grupos de risco e aos cidadãos provenientes do estrangeiro, para que cumpram a contenção social e as medidas das Autoridades.

 

#FiqueemCasa

 

Proteja-se a Si e aos Outros

 

Top