Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município investe na Promoção do Sucesso Escolar com o projeto “School 4 All- Arcos de Valdevez”

Schooll   copia 1 1024 2500
02 Março 2020

 

A Câmara Municipal na definição de uma estratégia de combate ao insucesso escolar, desenvolveu o projeto “School 4 All – Arcos de Valdevez”, que enquadra um conjunto de ações entre os diversos atores locais. Foram criadas cinco medidas, compostas por um conjunto de atividades e que têm como finalidade privilegiar a ação do aluno, favorecendo a motivação e a criatividade, enfocadas, sobretudo, no Agrupamento de Escolas de Valdevez. A operação “NORTE-08-5266-FSE-000127 - School 4 All – Arcos de Valdevez”, cofinanciada pelo FSE, Programa Operacional NORTE2020, Portugal2020, Eixo Prioritário 8 – Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, com um Investimento Elegível de 438.687,00€ e Comparticipação Comunitária de 372.883,95€, prevê, essencialmente, a promoção do sucesso educativo e o combate ao insucesso escolar.

Estão previstas as medidas “Terra Educa: O caminho para a sustentabilidade”, “Criarte – Promoção do espírito criativo no Alto Minho”, “Oficina Criatividade Himalaya/Centro de Ecocidadania”, “Sala de Aula do Futuro” e “Equipas Multidisciplinares”.

A medida “Terra Educa: O caminho para a sustentabilidade” é composta por um conjunto de atividades. Visa desenvolver, em parceria com as escolas do Concelho, atividades de divulgação, partilha e boas práticas para a sustentabilidade, associadas às manifestações do património imaterial, cultural e natural, nomeadamente: a “Sensibilização no pré-escolar”, enfocada na temática dos resíduos e compostagem, na agricultura biológica e no património cultural do concelho; o “Abraço ao Rio Vez”, a realizar em 2020; por fim, num convívio intergeracional acerca da natureza, os "Guardiões da floresta por um dia”, uma atividade realizada no PNPG, que envolveu alunos do 1º a 3ª ciclo do Agrupamento de Escolas de Valdevez e antigos guardas florestais.

Com a intenção de promover os valores ambientais, estimular a participação pública em atividades ambientais corretas, dar a conhecer as espécies autóctones e a importância destas no equilíbrio biológico da região, foram desenvolvidas atividades como o “Abraço à Floresta” e “Ateliers de árvores autóctones”, realizadas na Porta do Mezio, envolvendo mais de 2730 alunos.

A atividade “Adota um Monumento”, enfocando dois monumentos, o Paço de Giela e o Centro Interpretativo do Barroco, surge com o intuito de aproximar os jovens do património histórico, resultando, posteriormente, em ações de divulgação do mesmo.

No âmbito da medida “Criarte – Promoção do espírito criativo no Alto Minho” surgem as atividades de Expressão Musical e Expressão Plástica, estimulando a criatividade, a memória, a concentração, a sociabilização e o desenho livre, bem como o Concurso "Cria um Ex-Libris", de forma a reconhecer e distinguir os jovens através da realização de projetos criativos em diferentes expressões artísticas, nomeadamente no âmbito do Programa do Centenário da Morte de Teixeira de Queiroz; esta medida engloba também as oficinas de caricatura e oficinas de Banda Desenhada. A ação “Oficina de Escrita Criativa” pretende levar até ao público escolar projetos de criação artística e literária, estimulando assim a capacidade de desenvolvimento integrado da língua e da destreza de redação.

A medida “Equipas Multidisciplinares” pretende assegurar o acompanhamento em permanência dos alunos, designadamente aqueles que revelam maiores dificuldades de aprendizagem e risco de abandono escolar.

O projeto também engloba o “Centro de Ecocidadania Himalaya”, integrado nas Oficinas de Criatividade Himalaya, e a “Sala do Futuro”, espaços dedicados à educação e à experimentação, ao conhecimento e à divulgação da ciência e da cultura científica, com a utilização de recursos tecnológicos e interativos, desenhados de forma a poderem dar uma forte contribuição, em ambiente não formal, para a promoção do sucesso escolar.

 

 

 

 

 

 

Top