Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez aprova plano de atividades para 2020

Img 5261   copia 1 1024 2500
06 Fevereiro 2020

 

 

Reuniu no passado dia 30 de janeiro o Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez, o qual integra todos os parceiros da Rede Social de Arcos de Valdevez.

Sob a presidência de João Manuel Esteves, a reunião tinha como pontos da ordem de trabalhos a aprovação do Relatório de Atividades de 2019 e do Plano de Atividades para 2020 os quais foram aprovados por unanimidade.

A melhoria das condições de vida dos grupos socialmente mais vulneráveis (crianças e jovens, pessoas com deficiência, idosos, famílias com necessidades especiais), a promoção do emprego e empreendedorismo; os apoios à habitação e as atividades de promoção do envelhecimento ativo; o acompanhamento prestado às pessoas com problemas ligados ao álcool são algumas das áreas de atuação constantes deste plano de atividade para o ano de 2020.

Nesta reunião foram abordadas diversas iniciativas de promoção do bem-estar da população, nomeadamente ao nível da Ação Social escolar e da promoção do sucesso escolar. São ainda preocupações do CLAS de Arcos de Valdevez a requalificação e expansão da rede de respostas sociais a crianças com deficiência, a idosos e os serviços de apoio à demência e dos cuidadores informais.

Para além disso, estão a ser desenvolvidas atividades de capacitação para uma intervenção mais concentrada ao nível da promoção da Igualdade e não discriminação, com a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade e não discriminação e ao nível da habitação com a elaboração da Estratégia Municipal para a Habitação.

Este CLAS aprovou ainda as normas de funcionamento do Comité Municipal para o Voluntariado, órgão que virá a tratar das questões relacionadas com a gestão, articulação e promoção do voluntariado no concelho de Arcos de Valdevez, a que se associa a criação de um banco local de voluntariado.

Top