Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez recebe o Creactivity

Cartaz 1 1024 2500
08 Janeiro 2020

 

 Creactivity é um espaço interativo que fomenta o desenho e a criatividade junto dos alunos da escola

Um novo projeto itinerante que propõe ateliers para despertar o engenho dos jovens para que se sintam à vontade numa sociedade em mutação

De 8 a 10 de janeiro Arcos de Valdevez vai receber o Creactivity, um espaço desenhado para despertar o engenho, a habilidade e a criatividade das crianças. Este novo projeto itinerante tem como objetivo encorajar o desenho e desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em ateliers com materiais comuns, ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

Creactivity apresenta-se dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o seu acesso como a sua participação durante a atividade.

O veículo está equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos.

O espaço dispõe de várias áreas para pôr em prática diferentes competências: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion. Caracterizado pela sua componente lúdica e de colaboração, o espaço permite investigar, planificar, criar novos desenhos, usar materiais comuns e procurar novas funções para eles, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Também se trabalham outras competências mais transversais, como hábitos de aprendizagem cooperativa, autoconhecimento para a aprendizagem, criação e realização de projetos.

No Creactivity, as crianças exploram os materiais, estabelecem metas, experimentam, testam, compartilham

Os ateliers são dirigidos a grupos escolares do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos principalmente, bem como a grupos familiares. Um monitor acompanha as crianças através de um processo de criação em que os adultos acompanhantes, quer sejam professores ou familiares, também são convidados a participar. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.

Movimento Tinkering: a capacidade de improvisar com criatividade

O sistema de aprendizagem do Creactivity é inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de San Francisco, que nasce do movimento Maker (ou Making), que mistura tecnologias digitais e físicas para o desenho criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com um objetivo lúdico ou utilitário.

Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos que propõem resolver problemas de forma improvisada preparam as crianças para enfrentarem novos desafios de forma criativa, e prepara-os igualmente para que se sintam à vontade numa sociedade em constante mutação.

EduCaixa, rumo à educação do século XXI

EduCaixa é o programa que engloba toda a oferta educativa do BPI e da Fundação” la Caixa”, promovendo e impulsionando a transformação educativa com a finalidade de responder às necessidades da sociedade do século XXI.

EduCaixa dirige-se aos alunos e aos professores de educação pré-escolar, ensino básico e secundário e formação profissional. O seu principal objetivo é promover o desenvolvimento das competências dos alunos e oferecer à comunidade educativa recursos, atividades e práticas educativas que cumpram esse objetivo.

 

 8 a 10 de janeiro de 2020

Rua Dr. Joaquim Carlos da Cunha

•9h00 - 12h00 e 13h30 -18h30Workshops grupos* | reserva prévia

Visitas de exploração livre | 16h30-18h30

interior
201905221123293812_exterior
Top