Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

II Encontro Ibérico de Esgrima Medieval em Arcos de Valdevez

22 Outubro 2019

 

Decorreu no passado dia 12 de outubro, o II Encontro Ibérico de Esgrima Medieval, no Paço de Giela, em Arcos de Valdevez, numa organização conjunta do GEMAC - Grupo de Esgrima Medieval e Artes de Combate, EmCadeamentos – Associação para a Promoção do Património Histórico e Cultural e do Município de Arcos de Valdevez.

Pelo segundo ano o Encontro juntou clubes/salas de armas de Portugal e de Espanha, promovendo um desporto ainda pouco divulgado em Portugal, em contexto de património. 

A forte presença de atletas estrangeiros confirma a internacionalização deste evento na comunidade internacional; o contingente espanhol estava maioritariamente preenchido por atletas galegos, mas estiveram ainda presentes atletas do país Basco e até mesmo de S. Petersburgo (Rússia).

Participaram no evento atletas de vários clubes, mas apenas quatro entraram em competição:  GEMAC (Porto, Portugal), SVEA (Vigo, Espanha), CEHEPO (Pontevedra, Espanha) e 100tolos (Corunha, Espanha). 

Quase uma centena de duelos durante o torneio; na modalidade de Espada e Broquel participaram nove atletas em 21 combates; na de Espada Roupeira participaram 15 atletas, num total de 38 combates; na modalidade de Espada Longa estiveram envolvidos 14 atletas em 34 combates.

Durante o Encontro mostraram-se duas exposições de materiais medievais, uma de índole civil e outra de índole militar, que o público presente pôde visitar e manusear.  

Na tarde do dia 12, entre as finais de Espada Roupeira e o início do torneio de Espada Longa, foram ainda proporcionadas a crianças e adultos, aulas de iniciação à Esgrima Medieval.

O sucesso desta segunda edição anuncia a continuação da terceira, em 2020.

 

img_20191012_183652
img_20191012_183449
img_20191012_105057
Top