Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Conferências “Minho Exportador” - Presidente da Câmara Municipal recebeu conferencistas nos Paços do Concelho

Rececao conferencistas minho exportador 1 1024 2500
27 Setembro 2019

 

O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves recebeu nos Paços do Concelho os conferencistas que iriam integrar os painéis do ciclo de conferências ”Minho Exportador”, organizadas pela Incubo, nomeadamente, representantes da AICEP, Embaixada do Brasil, Câmara de Comércio Luso Brasileira, representantes da JETRO – Japan External Trade Organization, Câmara de Comércio Luso-Americana, Câmara de Comércio Luso-Francesa, o Conselheiro Adjunto da Embaixada da Alemanha, o Cônsul Geral de Espanha no Porto e o Secretário-geral da Câmara de Comércio Luso-Espanhola.

Estas receções tiveram como objetivo fazer uma apresentação da realidade do concelho em termos económicos e turísticos, analisar oportunidades de investimento, enquadrando ao mesmo tempo os incentivos criados pelo município para a atração de empresas e de investidores, bem como as infraestruturas existentes no concelho, e aprofundar as relações entre as diversas entidades. O autarca apontou também os principais atrativos de Arcos de valdevez ao nível do património natural, cultural, gastronómico, acolhimento empresarial e oferta turística.

O Ciclo de Conferências ”Minho Exportador” pretendeu dinamizar junto das empresas a internacionalização - por um lado, apresentar alguns dos mercados internacionais mais importantes para os setores prioritários do projeto Minho Export (Cultura, Criação e Moda / Capital Simbólico e Tecnologias e Serviços de Turismo / Sistemas Agroambientais e Alimentação), e por outro, aproveitando a presença de empresários que já exportam para esses mercados, deixar informação objetiva das estratégias e técnicas de entrada nesses mercados.

João Manuel Esteves marcou presença nestas sessões, onde deixou claro quais as vertentes económicas com maior expressão em Arcos de valdevez são a indústria, através dos parques empresariais, e o Turismo, através do turismo de natureza e de ambiente. Áreas em expansão e com margem para largo crescimento no exterior.

 

 

No apoio ao dinamismo económico Arcos de Valdevez destaca-se num conjunto de incentivos ao investimento tais como, a redução de 50% das taxas municipais relativas a licenciamentos de projetos agrícolas, florestais, pecuários, comerciais, industriais, turísticos e de serviços; a isenção de derrama; a redução das taxas de ocupação do terrado na feira quinzenal e no Mercado Municipal e a isenção ou redução de IMI e IMT no turismo em espaço rural e nos projetos de investimento das empresas nos termos do Código dos Benefícios Fiscais. No investimento na Área de Reabilitação Urbana (ARU) existe ainda um conjunto de incentivos como isenção ou redução de IMI e IMT, a redução do IVA de 23% para 6% nas empreitadas e a dedução à coleta de 30%.

 

image title
image title
image title
Top