Passar para o Conteúdo Principal
Logotipo CM Arcos de Valdevez

💧🏖Praia Fluvial da Valeta com qualidade da água boa💧🏖

Valeta1   copia 1 1024 2500
12 Setembro 2019

Ao longo de toda a época balnear a água da Praia Fluvial da Valeta tem sido considerada boa para a prática balnear.

É com satisfação que a Câmara Municipal comunica à população a reposição da bandeira verde na Praia Fluvial da Valeta, sinónimo de boas condições para a prática balnear, em cumprimento da Diretiva Europeia e legislação nacional.
A APA-Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal realizam todas as semanas análises à qualidade da água na praia fluvial da Valeta. Na 2ª feira (02.09.2019) a análise estava dentro dos parâmetros, tal como durante todo o período balnear. No entanto, de forma extemporânea, a APA decidiu realizar uma colheita extraordinária na 4ª feira (04.09.2019), cujo resultado provisório, obtido na 5ª feira de manhã (05.09.2019), desaconselhava os banhos e a necessidade de hastear a bandeira vermelha por precaução, nos termos da legislação.
De imediato, a Câmara Municipal contestou esta análise e foi realizada no mesmo dia (05.09.2019) uma contra-análise, cujo resultado só veio a ser revelado pela APA na 2ª feira (09.09.2019), confirmando que a água balnear, no dia em que se hasteou a bandeira, estava em boas condições e registando valores dos parâmetros de análise muitíssimo abaixo dos limites permitidos. Foi de imediato reposta a bandeira verde na Praia Fluvial da Valeta.
O período de tempo que a APA demorou a comunicar o resultado da sua análise levou a que a bandeira vermelha estivesse hasteada e impossibilitou a prática balnear durante o fim-de-semana, apesar da boa qualidade da água que se veio a comprovar.
O Município tem realizado diversas ações para garantir a qualidade da praia fluvial da Valeta e apela à população para se continuar a envolver na concretização deste objetivo.

Top