Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Epralima no campeonato do Mundo de Robótica – RoboCup 2019 Sydney, Austrália

Img 0062   copia 1 1024 2500
03 Maio 2019

 

Depois de conquistarem o pódio na RoboParty2019 e no Festival Nacional de Robótica, os alunos da Epralima vão agora ao campeonato do Mundo de Robótica

A Epralima participou no Festival Nacional de Robótica (FNR), que decorreu em Gondomar entre os dias 24 e 28 de abril, com duas equipas compostas pelos alunos Tito Lagarto, Rodrigo Pires, José João, Tiago Cerqueira da equipa “Epra Soul”, e Francisco Paiva, Vasco Gavino, Nuno Ferraz e Rui Ferreira da equipa “Epra Tek”.

A equipa “Epra Soul” inscrita na competição “On Stage” liga júnior conquistou o segundo lugar desta modalidade, alcançando apuramento para o campeonato do mundo a realizar em Sidney, Austrália, no próximo mês de julho. Os alunos foram submetidos a entrevista, demonstração técnica e performance obtendo 66,80 pontos o que lhes permitiu chegar ao tão desejado pódio. Arrecadaram, também o galhardete de melhor arquitetura dos robôs, “Chuck”, “Jack” e “Moustache” que fizeram as suas habilidades com uma ótima performance.

A equipa “Epra Tek” inscrita na competição First Challenger liga júnior terceiro escalão conquistou o segundo lugar na modalidade seguimento e linha e terceiro lugar no seguimento de linha com deteção de cor. Os robôs “botn roll one A” foram dos mais rápidos a executar estas tarefas alcançando por duas vezes o pódio.

O professor mentor, António Campos, considera que esta experiência superou todas as expetativas tendo em conta a importância deste desafio de âmbito nacional. Foi uma experiência muito motivadora e gratificante para os alunos de Eletrónica e Informática que alcançaram estas conquistas, com empenho e dedicação. Agora é necessário focarmo-nos no mundial, desenvolver novas táticas, fazer algumas melhorias nos robôs e avançar para esta etapa difícil mas ambiciosa. Deixa uma palavra de apreço a todos os colegas que colaboraram e também à comunidade escolar Epralima.

O Festival Nacional de Robótica é um evento promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica que tem como objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens, professores, investigadores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos. É também neste festival que se efetua o apuramento das equipas Portuguesas para o RoboCup, competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada País, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.

 *Nota de Imprensa da Epralima

image title
image title
image title
image title
image title
image title
Top