Alunos do Agrupamento de Escolas apresentam “Laureados Sakharov”
O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve ontem, no Centro Municipal de Informação e Turismo do concelho, para, a convite das professoras Ângela Codeço, Fernanda Araújo, Fernanda Lima e Alexandrina Martins, Embaixadoras do Parlamento Europeu, assistir à apresentação dos Laureados Sakharov, pelos alunos do 11º ano do curso profissional de Turismo ambiental e Rural.
Nesta mostra elaborada no âmbito do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, para assinalar o dia da Europa e dar a conhecer à comunidade educativa alguns dos laureados e os seus contributos em prol dos Direitos Humanos, os alunos encarnaram alguns dos laureados, fazendo uma breve descrição dos seus feitos em prol da liberdade, democracia e direitos Humanos.
Desde Nelson Mandela, Xanana Gusmão, Kofi Annan, passando também por Guillermo Fariñas ou Malala Yousafzai, foram vários os laureados escolhidos pelos alunos para subirem ao palco do CMIT neste breve apresentação.
De referir que o prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, batizado assim em honra do dissidente e cientista soviético Andrei Sakharov, foi atribuído pela primeira vez em 1988, pelo Parlamento Europeu, a Nelson Mandela e Anatoli Marchenco. Trata-se do maior tributo prestado pela União Europeia ao trabalho desenvolvido por pessoas ou organizações que dedicaram as suas vidas ou ações à defesa dos direitos humanos e à liberdade.
O prémio é concedido anualmente e entregue, pelo presidente do Parlamento Europeu em sessão plenária, em 10 de dezembro, o dia em que se assinou a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas.