Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Oitava edição da Semana Concelhia da Leitura voltou a captar as atenções para os livros

Sl sessaoabertura 18   copia 1 1024 2500
10 Abril 2017
 

Decorreu de 27 a 31 de Março a oitava edição da Semana Concelhia da Leitura, desta vez subordinada ao tema " O Prazer de Ler". À semelhança das edições anteriores, a Semana apresentou inúmeras atividades criteriosamente programadas pelas bibliotecas da Autarquia, do Agrupamento e da Epralima, tendo sempre como objetivo principal a promoção de leitura e a aproximação da comunidade escolar ao público não escolar.

As portas das bibliotecas abriram-se para que os alunos e os seus familiares pudessem juntos celebrar o prazer de ler e deste modo contagiar as outras pessoas. Logo na noite de 27, o  palco da Casa das Artes acolheu uma excelente sessão de abertura, toda ela preparada pelas bibliotecárias e apresentada pelos alunos, professores e alguns pais.



Inúmeros foram também os convidados que contribuíram para a festa da leitura ao longo da semana.
Na segunda-feira, 27 decorreu no Auditório da EB23/S a Palestra "Celebração dos 60 anos do tratado de Roma"- um balanço dos direitos dos cidadãos europeus, dinamizada por Sophie Perez (U. Minho) no âmbito da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu. 

Todos os  alunos do 9º ano frequentaram ao longo de 3 dias uma Oficina de Escrita Criativa mediada pelo jornalista e poeta Alberto Serra. 

Foi dada continuidade a rubricas já consolidadas ao longo das edições anteriores e que comprovadamente são ótimas maneiras de valorizar a leitura junto dos mais novos, tais como A Poesia bate à Porta10 a Ler e o Concurso Concelhio de Leitura Quintos Leitores. 

Os alunos de Educação Especial prepararam um chá com livros para adoçar o encontro com Raquel Ramos, uma das escritoras convidadas. Outros autores convidados foram: a arcuense Fátima Torres que esteve à conversa com os alunos no auditório da Epralima, para apresentar os seus dois romances: Mão na mão, lado a lado" e "Diamantes de Cristal e pérolas perdidas", ambos publicados na Chiado Editora; Alexandra Vidal, autora do romance histórico "No coração do império" e Joaquim Costa que acabou de publicar a sua primeira obra ficcional "Delirium Litterarium". Marcaram também presença dois ilustradores de livros para a infância Rui Castro e Alexandra Mendonça que explicaram aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo os segredos dos seus desenhos. 

Ponto alto da semana foram as sessões com o decano da banda desenhada, o mestre José Ruy, destinadas aos alunos do 4º e 7º ano, que decorreram no auditório da Casa das Artes. José Ruy é o artista responsável por duas das obras de cariz histórico sobre Arcos de Valdevez em banda desenhada: A primeira, "O Juiz de Soajo" publicada em 1996 e reeditada em 2014, e a segunda, uma encomenda especial da Câmara Municipal resultou no álbum "Histórias de Valdevez" que o Município ofereceu em dezembro de 2016, durante as festas de Natal a todos os alunos do 4º ano de escolaridade. 

Com este encontro os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o autor e de contactar mais de perto com os processos criativos e de pesquisa necessários à publicação de um álbum de banda desenhada. 
Tal como em outras edições, a Semana prolongou-se em serões nas escolas e na Biblioteca Municipal. "O prazer de ler contigo" foi o evento programado pelo Centro Escolar Prof António M. Machado e pela Escola Padre Himalaya com a participação ativa de alunos e pais. Desta forma, quem não pôde estar presente na sessão de abertura, teve oportunidade de assistir às muito interessantes encenações  "Pessoa criança" e  "Língua Portuguesa: tesouro do passado, promessa do futuro!", respetivamente, numa e noutra escola. 
A Epralima voltou a realizar com muito sucesso o jantar literário e vegetariano, tendo para tal convidado várias pessoas para lerem em voz alta. A escola profissional convidou também Laura Correia e os amigos, Paula Lima (voz) e João Jardel (piano), para apresentarem o espetáculo musical "Os meus caminhos pela Poesia". 

Leituras radiofónicas, exposições e horas do conto em francês e inglês foram ainda outras rubricas que salpicaram a semana de leituras joviais e mostraram mais uma vez que os arcuenses apreciam muito ler.

image title
image title
image title
Município de Arcos de Valdevez
Top