Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Jovens arcuenses chegam a Santiago de Compostela em BTT

Santiago 1 1024 2500
13 Setembro 2010

No passado sábado, 4 de Setembro, os cinco jovens arcuenses premiados pelo projecto À Descoberta do Caminho, chegaram ao seu destino, Santiago de Compostela.

Para a chegada, estava prevista uma recepção calorosa, constituída por familiares e amigos que, nessa manhã, tinha deixado Arcos de Valdevez, rumo a Santiago, em autocarro cedido pela EPRALIMA. No entanto, os jovens têm boa pedalada e foram eles que deram as boas-vindas à "comitiva" na cidade do Apóstolo. Após uma visita à Catedral, jovens, familiares, amigos, parceiros e colaboradores do CSP Vale almoçaram todos juntos.

Ao longo do percurso, os jovens foram acompanhados pela técnica da equipa RSI do Centro Social e Paroquial do Vale, por dois parceiros mais aventureiros, representantes da ARCAO e da Partners4Life, e ainda por uma viatura de apoio com mais dois elementos da Equipa RSI Vale.

O atravessar da fronteira constituiu um momento significativo, já que, para alguns, era a primeira vez que colocavam os pés fora do solo nacional.

Esta jornada começara na quarta-feira anterior, 1 de Setembro, com uma cerimónia de partida, presidida pelo Sr. Presidente da Direcção do Centro Social e Paroquial do Vale, Pe. Belmiro Esteves Amorim, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Dr. Francisco Araújo e pelo "Padrinho" desta iniciativa, o atleta Rui Lavarinhas, que acompanhou os jovens durante todo o primeiro dia da viagem.

Na sessão, o destaque foi dado ao simbolismo que a designação do projecto acarreta, ao apelo à descoberta de novos caminhos, por parte dos jovens, e ainda à contribuição de várias entidades na concretização deste projecto.

O Centro Social e Paroquial do Vale reconheceu e agradeceu, desta forma, a todos aqueles que tiveram parte activa nesta acção: à Associação Recreativa e Cultural Os Amigos de Oliveira (ARCAO), que orientou todos os treinos de preparação física, forneceu dicas e conselhos em termos de organização e logística e acompanhou os jovens a Santiago; ao Axis Wellness de Ponte de Lima, que trabalharam com a equipa RSI do Vale no sentido de promover hábitos de vida saudáveis nos participantes, abrindo-lhes as portas do seu Clube; à Azenha Clube, pela festa que organizou em favor deste projecto, resultando num patrocínio; à Bicicletas Lavarinhas, pela oferta de equipamentos e outros materiais e pelo apoio que prestou, particularmente, a nível mecânico; à Epralima, que realizou a viagem de autocarro até Santiago de Compostela; à MotoArcos, que ofereceu material de desgaste; ao Município de Arcos de Valdevez, pela cedência de instalações, apoio logístico e oferta das bicicletas; à Partners4Life, parceiro que criou a imagem do projecto, o blogue na internet e assessorou a equipa RSI Vale ao nível da comunicação e relações institucionais; e ao Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Valdevez, que mês após mês, foi fornecendo os necessários elementos de assiduidade e comportamento para apurar os vencedores.

O projecto À Descoberta do Caminho resultou da necessidade de intervir, ao nível da educação, junto das famílias e jovens em acompanhamento pelo Centro Social e Paroquial do Vale. Através de um concurso em que os cinco melhores classificados ganhavam uma bicicleta, os seus principais objectivos eram reduzir o absentismo escolar e demonstrar que, através do trabalho e persistência, é possível atingir aquilo que pretendemos. Tal como o trabalho que as duas dezenas de jovens inscritos tiveram ao longo do ano lectivo (realização de trabalho de pesquisa, assiduidade, comportamentos adequados e responsáveis (levar o material necessário para as aulas, respeitar professores e colegas, realizar as tarefas propostas, etc.), também a realização do Caminho de Santiago, pelos cinco premiados, exigiu persistência, trabalho e, acima de tudo, acreditar em si próprio.

RSI Vale

image title
image title
image title
Município de Arcos de Valdevez
Top