Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Praia Fluvial do Pontilhão da Valeta mais segura - praia da Valeta foi das poucas na região Norte com condições para ser identificada como uma água balnear

09 Julho 2010

Os requisitos necessários para garantir, em segurança, a utilização das águas balneares identificadas passam, não só pelos acessos, infra-estruturas e segurança das praias, mas cada vez mais pela qualidade da água, que representa assim, não só um factor de saúde, como também um importante indicador de qualidade ambiental e desenvolvimento turístico.

Por todas estas razões, a segurança, monitorização e vigilância da qualidade da água da praia fluvial do Pontilhão da Valeta é uma preocupação constante do Município de Arcos de Valdevez, conjuntamente com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

De acordo com as disposições da directiva em vigor, as autoridades competentes, em cada Estado Membro, deverão identificar, gerir, monitorizar e classificar a qualidade das águas balneares e prestar informação ao público sobre as mesmas - são águas balneares as águas superficiais, quer sejam interiores, costeiras ou de transição, tal como definidas na Lei da Água (Lei n.º 58/2005, de 29 de Dezembro), em que se preveja um grande número de banhistas e onde a prática balnear não tenha sido interdita ou desaconselhada de modo permanente.

Estas Águas são identificadas anualmente e a Praia Fluvial do Pontilhão da Valeta foi das poucas na região Norte, com base em critérios de monitorização da qualidade da água, que manteve condições para ser identificada como uma água balnear - na zona norte estão identificadas 26 praias e foram excluídas 10.

A melhoria da qualidade desta água balnear, deve-se principalmente ao controle das fontes de poluição de origem fecal existentes nas áreas de influência, dados os avultados investimentos levados a cabo pelo Município, ao nível da implementação de infra-estruturas de tratamento de águas residuais e uma gestão equilibrada ao nível do ordenamento com a entrada em vigor de vários instrumentos de gestão territorial.

A duração da época balnear, aprovada para 2010, vai de 01 de Junho a 30 de Setembro, e, semanalmente são realizadas análises à qualidade da água da Praia da Valeta, assim como afixados os resultados para informação ao público.

Em suma, de acordo com os imperativos legais, o Município adoptou nesta época, medidas de gestão que passam essencialmente por promover a manutenção das infraestruturas de apoio à praia (ex. casas de banho e vigilante); o desenvolvimento de acções para reduzir o risco de poluição e saúde pública (vigilante na praia, proibição de piqueniques e fogueiras), o fornecimento de informação ao público, através de painéis de praia, bem como o assegurar a vigilância da praia (nadador-salvador de terça a domingo no período da tarde).

A prática de banhos só é recomendada nas zonas balneares e nos locais onde estiver afixado o seguinte Aviso:

imagem

Município de Arcos de Valdevez
Top