Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Francisco Araújo consignou empreitada dos Arranjos exteriores da Porta do Mezio

P2159227 1 1024 2500
18 Fevereiro 2010

No passado dia 15 de Fevereiro, Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, esteve na Porta do Mezio para, na presença dos presidentes de Junta, cujas freguesias abarcam o empreendimento (Soajo e Cabana Maior), firmas adjudicatárias, o vereador Pedro Teixeira e membros da ARDAL - associação responsável pela gestão e divulgação da Porta do Mezio, consignar a empreitada da Porta do Mezio - Arranjos Exteriores.

Com esta intervenção, uma empreitada que para o presidente da Câmara Municipal significa "um passo em frente naquilo que nós queremos que este espaço seja, nomeadamente, um local de atracção, de lazer, de outra pretensão e que venha a servir a população", a Porta do Mezio vai ficar com uma nova cara, pois irá sofrer transformações essenciais à atractividade e conforto do local, fazendo com que a visita de população escolar, regional e nacional, incluindo professores, jovens e crianças; Associações e organização de produtores locais; desportistas; entidades públicas e privadas e, ainda, de investigadores seja uma constante.

O autarca adiantou também que foi com a intenção de dinamizar e divulgar a Porta do Mezio e implementar o centro de animação de montanha que foram transferidos para o Centro os serviços de âmbito rural da autarquia.

Com esta empreitada vão ser feitos arranjos ao nível de movimentos de terras (escavação e aterro no espaço de entrada, parque da maqueta, parque temático e parque de estacionamento de ligeiros); ao nível das árvores e formação de sebes; da demolição de muros, anexos e telheiro em alvenaria de granito para posterior reposição; limpeza e consolidação de muros; execução de muros em alvenaria de granito reaproveitada; execução de escadas revestidas a granito; recuperação do Abrigo na entrada da Porta, Casa do Forno e Casa de apoio; recuperação e beneficiação de regos e valetas; execução de rede de drenagem; arranjos dos caminhos e estacionamento (caminhos interiores em macadame betuminoso colorido; passeios dos parques de estacionamento em cubo granito 5x5; parques de estacionamento de autocarros e ligeiros em mistura betuminosa delimitada por lancis de granito amarelo; caminhos em macadame betuminoso colorido; pintura dos lugares de estacionamento e percursos pedonais em saibro e cimento.

A empreitada engloba também a colocação de 15 conjuntos de bancos/mesas; 12 papeleiras; 2 pontos de água; 4 bebedouros; 4 compostores; estufa em estrutura metálica e vidro temperado de 10 mm; mirante em estrutura metálica e aço corten de 3 mm; muro de grelhadores em alvenaria de granito e ferro; a construção de uma piscina biológica; sinalização, vedação em painéis de barras metálicas e portões em estrutura metálica; iluminação, enrelvamento do terreno e rede de rega, e, ainda sistema de videovigilância.

A pensar no desenvolvimento do turismo na localidade, Francisco Araújo referiu ainda que estão planeados outros investimentos, nomeadamente, a construção de um campo de golf. Projecto que aproveitou para mencionar que só "será possível concretizar com a ajuda e colaboração dos presidentes de Junta de Freguesia de Soajo e Cabana Maior e ainda das Assembleias de Compartes dos baldios que integram o espaço, na cedência dos terrenos para a implementação dos equipamentos.

A obra da Porta do Mezio - Arranjos Exteriores foi adjudicada por 571.800,50 € ao consórcio Roseira - Construções, Lda./J.S. Gomes, Lda. e espera-se que esteja concluída nos próximos 365 dias.

P2159219 1 1024 2500
P2159231 1 1024 2500
P2159224 1 1024 2500
P2159228 1 1024 2500
Município de Arcos de Valdevez
Top