Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Programa da RTP “Verão Total 2009” teve transmissão em directo a partir de Soajo

P7034567 1 1024 2500
06 Julho 2009

Na passada sexta-feira, dia 3 de Julho, a Vila de Soajo em Arcos de Valdevez foi o cenário escolhido pelo canal de televisão RTP para a realização de mais uma emissão do programa "Verão Total 2009", que contou com a apresentação de Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

A famosa Eira dos espigueiros de Soajo foi o local a partir do qual Portugal e o mundo ficaram a conhecer um pouco melhor Arcos de Valdevez e esta localidade recentemente elevada a Vila.

A abrir a emissão, logo pelas 10h00, esteve Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, que fez uma panorâmica geral do concelho, destacando os costumes, tradições, mais-valias, desenvolvimento e infra-estruturas do município. Desta feita, focou questões como o Turismo e o variado leque de ofertas disponíveis a todos os que queiram visitar Arcos de Valdevez; a gastronomia; o desenvolvimento económico, nomeadamente, em relação à criação dos três parques industriais no território arcuense; o Centro de Formação e Exposições; o recentemente criado Centro de Incubação de Empresas, entre outros aspectos que revelam o que de melhor existe no concelho arcuense.

Durante todo o dia foi dado grande destaque a grupos musicais com raízes em Arcos de Valdevez, como os "Cantares de Outono", os "Sinal", e os "Quatro e um Quarto"; a artesãos locais como Carlos Rodrigues e José Moscoso que fazem miniaturas de espigueiros e eiras com diversos materiais; aos Trajes tradicionais de Arcos de Valdevez, apresentados pelo arcuense Luís Fernandes; aos produtos agro-alimentares, doces regionais, Carne Cachena da Peneda - DOP, artesanato e vinhos da região promovidos pela Ardal - Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima; às compotas e licores da produtora Emília Vasconcelos; à broa de milho de Joaquim Dantas; aos artigos em linho da artesã Maria Lurdes Torres; à doçaria e gastronomia de Maria Amélia e ao Vinho Aguião do produtor Simão Pedro.

Entre os convidados para esta emissão também estiveram Pedro Teixeira, vereador da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Lagido Domingues, da direcção do Parque Nacional Peneda Gerês, Joaquim Barreira da ADERE - Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional Peneda Gerês; e os elementos dos órgãos locais de comunicação social como o Notícias Arcoenses, Notícias dos Arcos e a Rádio Valdevez, que transmitiu a emissão do "Verão Total" ao longo de todo o dia.

Além de todos estes convidados a programação do "Verão Total" ainda incluiu, entre outras, pequenas reportagens sobre o Soajo; a barragem do Lindoso; o Clube Náutico de Arcos de Valdevez; as Casas de Turismo do concelho; a tasca do Delfim; o Hotel da Peneda; os trilhos do Gerês e o Núcleo Megalítico do Mezio/ antas da Serra do Soajo.

Foi um dia em cheio para o concelho que viu o que de melhor tem, tanto a nível regional, tradicional, gastronómico, como desportivo ou de lazer ser trazido ao de cima.

De salientar que, para toda organização do programa, a equipa da RTP teve o total apoio da Câmara Municipal que os guiou e acompanhou sempre que possível e solicitado.

P7034595 1 1024 2500
P7034591 1 1024 2500
P7034571 1 1024 2500
P7034596 1 1024 2500
P7034588 1 1024 2500
Município de Arcos de Valdevez
Top