Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Reportagem do passeio Pedestre pelo Trilho das Brandas de Padrão

03 Julho 2009

Teve lugar no sábado 20 de Junho de 2009 o Passeio Pedestre organizado pelo CAAV (Clube Aventura de Arcos de Valdevez), denominado "Trilho das Brandas de Padrão".

A proposta do CAAV, era seguir os caminhos criados pelas gentes da Aldeia de Padrão desde tempos remotos, para acesso às Brandas, em que colocam ainda nos dias de hoje o gado a pastar.

Com início, precisamente, na entrada da aldeia, o grupo subiu até à primeira Branda, a do Alhal, que é a mais próxima da Aldeia e tem os primeiros prados destinados à pastagem do gado. O percurso fez-se depois cruzando a Corga do Porto Novo e prosseguindo pela Costa do Menjoeiro até à Branda da Gemea. Pelo caminho pequenas paragens foram permitindo admirar a paisagem, cruzar com o gado que ali vagueia, descobrir os abrigos dos pastores e sentir como a dimensão do tempo é diferente por estas paragens.

Após a Branda da Gemea cruzou-se a Corga dos Cortelhos iniciou-se o acesso à Lapinheira por uma descida empenhativa, mas que permitiu belas fotos, das cascatas formadas pelas linhas de água que dão origem ao Rio de Porta Cova, afluente do Vez. Após a Lapinheira, prosseguiu-se para a Branda de Crastibô. Um enorme conjunto em que as casas de habitação com os seus cortelhos anexos para o gado, ainda em uso, são, por ventura, o melhor exemplar desta forma de vida. Descendo então para a Aldeia de Porta Cova, teve lugar a paragem para o almoço que ali servido, em local quase inacessível, teve sabor especial. Seguiu-se a descida até Porta Cova, oportunidade para cruzar com habitantes locais em plenas tarefas do dia-a-dia.

A parte final com a ligação à Aldeia de Padrão, permitiu comprovar que os campos em socalcos, sem acesso que não a pé ou para animais, ainda hoje estão trabalhados, num espírito de agricultura de subsistência. O final na Aldeia de Padrão, foi o culminar de uma inesquecível recordação para todos os caminhantes deste evento do CAAV.

Para os que estiveram presentes, será sem dúvida um até à próxima, para os que não tiveram essa possibilidade, em Setembro terão nova oportunidade...

(Fonte: CAAV)

Passeio_pedestre_CAAV
Passeio_pedestre_CAAV2
Município de Arcos de Valdevez
Top