Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Andy Mckee, guitarrista autor de “Drifting” e considerado pela crítica como o mais promissor guitarrista fingerstyle, pisou o palco da Casa das Artes arcuense

P4030627 1 1024 2500
06 Abril 2009

Nascido em 1979 em Topeka, no Kansas, Andy Mckee começou a praticar guitarra aos 13 anos quando o pai lhe deu uma guitarra clássica. Mais tarde, ao 16 anos, conforme o interesse pela música foi aumentando, passou para a guitarra acústica e começou a apreciar e estudar a música de Michael Hedges, Don Ross, Billy McLaughlin e Preston Reed - músicos que continua a afirmar terem sido as suas primeiras influências no mundo da música acústica. No entanto, além destes, também vai buscar inspiração para as suas composições em músicos e bandas como os Earth Wind and Fire, The Yellowjackets, Bjork, Imogen Heap, Pantera, Eric Johnson, Peter Gabriel, Dream Theater, Bruce Hornsby, entre outros.

É característica deste compositor o gosto por experimentar formas novas de fazer música com a sua guitarra, como por exemplo o facto de enriquecer as composições através de batidas no tampo da mesma - marcando o ritmo e criando novas sonoridades.

Apresenta-se sozinho em palco, mas enche a sala através de acordes, percursão e melodias.

Em Arcos de Valdevez, na passada sexta-feira dia 3 de Abril, o público arcuense teve o privilégio de assistir a demonstrações deste género com o compositor a tocar, a criar ritmo e batidas através da sua "menina", por exemplo, em temas como "África", o famoso "Drifting" ou Heather's Song - uma composição dedicada à sua irmã Heather.

Tal como tem acontecido em todos os lugares que actua, Andy impressionou devido à tamanha qualidade, habilidade e agilidade em tocar guitarra eléctrica, mostrando que o consegue fazer como ninguém e que não é à toa que é considerado pela crítica como o mais promissor guitarrista fingerstyle a chegar ao mundo da música desde há alguns anos.

Desde que se iniciou no mundo da música já editou os álbuns "Dreamcatcher", "Art of Motion", "Nocturnal" e "Gates of Gnomeria".

Actualmente já se encontra a trabalhar no seu novo trabalho que, conforme avançou, sairá em Setembro próximo.

P4030623
P4030649
P4030630
Município de Arcos de Valdevez
Top