Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município arcuense apoia apresentação de “A Visita do Rinoceronte” no Festival Internacional “Les Repérages 2009”, em França

18 Março 2009

"A Visita do Rinoceronte", primeira criação da coreógrafa Isabel Barros para a companhia Movimento Incriativo, numa co-produção com o Município/Casa das Artes de Arcos de Valdevez e Balleteatro do Porto, vai ser apresentada dia 22 de Março no Festival Internacional "Les Repérages 2009", em França.

A primeira criação da coreógrafa Isabel Barros para a companhia Movimento Incriativo, «A visita do Rinoceronte», vai ser apresentada dia 22 de Março no Festival Internacional «Les Repérages 200», em França.

Organizado por Danse à Lille/Centre de Developpement Chorégraphique Roubaix, em Lille e Roubaix, o festival internacional resulta de uma rede de parcerias que envolve 15 países. Cada estrutura parceira escolhe uma companhia para representar o seu país, à excepção da França, que apresenta três companhias, em parceria com o Centre National de la Danse de Paris.

«A Visita do Rinoceronte», que irá representar Portugal no certame, é um trabalho coreográfico descrito pela companhia como «uma viagem louca através de imagens estáticas, fotográficas e de breves momentos de movimento delirante. Uma viagem ao tempo acolhedor da infância, o tempo do sonho desperto, ou nocturno, numa vontade de permitir uma existência mais leve, mais solta, mais ágil, mais feliz e mais certa».

Nesta criação, dirigida a maiores de três anos, a coreógrafa cruza várias disciplinas performativas, criando quadros de interligação de dança e teatro de imagens.

A direcção e a coreografia são de Isabel Barros, a música original de António Rocha, o desenho de luz de Jonathan Richter, a escultura do rinoceronte de Zé Mokuna, e a interpretação dos bailarinos Carlos Silva e Sónia Cunha.

O Festival Internacional «Les Repérages» 2009 decorre até 29 de Março com a presença de 18 estruturas/projectos de dança.

A deslocação da companhia portuguesa ao certame é apoiada financeiramente pelo Município de Arcos de Valdevez, complementando o quadro de co-produção assumido por esta edilidade através da sua estrutura cultural de referência, a Casa das Artes concelhia.

(Fonte: Casa das Artes)

Município de Arcos de Valdevez
Top