Passar para o Conteúdo Principal
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Companhia Jangada Teatro esteve em palco na Casa das Artes arcuense com a peça 'A.V.C'

17 Março 2009

A Companhia Jangada Teatro iniciou as suas actividades em 1999, sedeando-se no Auditório Municipal de Lousada, onde tem o seu espaço de trabalho, artístico e administrativo, cedido pela autarquia local e, até ao momento, muitos têm sido os trabalhos realizados pela mesma, sendo a peça "A.V.C", apresentada no sábado passado em Arcos de Valdevez, a sua 26ª produção teatral.

Segundo o encenador, Fernando Moreira, esta tragicomédia retrata "uma peça de teatro, de teatro dentro do teatro, que pede emprestado uma parte substancial da peça de Moliére, "O Doente da Cisma" e de pequenos fragmentos do livro "De Profundis Valsa Lenta" de José Cardoso Pires.

É uma peça inacabada, não por falta de tempo ou de engenho, mas sim porque quiseram que voluntariamente algo "entupisse" o seu livre curso. E que isso conduzisse à paralisia de todo o processo criativo, levando à sua morte artística".

O encenador avança ainda que, "este é um espectáculo que respeita a classe médica e todos os seus profissionais".

Representada por 4 actores que se desdobraram ao longo da peça em vários personagens, nomeadamente, Faria Martins que interpretou o papel de Antónia e Zé; Luiz Oliveira que interpretou Cleanto, Tomás, Beraldo e Ramires; Patrícia Ferreira que encarnou Angélica, a Enfermeira e O Coágulo e Xico Alves que esteve como Argão e Martinho, "A.V.C" foi, ao longo, de cerca de uma hora, sinónimo de boa disposição, transformando-se na oportunidade de se esboçarem largas gargalhadas.

A Companhia não pára e, por isso, a agenda encontra-se recheada de novas prestações, actuando já no próximo sábado, 21 Março, em Vila do Conde com a interpretação "Os Filhos do Esfolador".

P3140326
P3140308
P3140322
Município de Arcos de Valdevez
Top