Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Programa “Praça da Alegria” da RTP voltou a terras arcuenses, desta vez, para um directo em Soajo

P2047980 1 1024 2500
06 Fevereiro 2009

Hélder Reis, locutor do programa "Praça da Alegria", da estação televisiva RTP, assume-se como um grande admirador do Minho, e, logo após a primeira emissão em directo feita a partir dos Arcos de Valdevez, deixou a promessa de cá voltar.
Promessa feita e promessa cumprida, pois nesta quarta-feira passada, dia 4 de Fevereiro, deslocou-se com a sua equipa de exterior à freguesia de Soajo, para mais uma emissão.

Desta vez, a equipa esteve na Casa do Eiró, uma moradia turística situada no Largo do Eiró, em Soajo, a partir daJoaquim Rodas qual apresentou a Portugal a criadora do "Bolo de Mel de Soajo".

Maria Amélia Barreira, a autora desta especialidade bastante conhecida na região, confessou que "tudo o que faz na sua casa é feito a olho" e que a ideia de fazer um bolo de mel surgiu há cerca de 25 anos, altura em que havia uma grande abundância deste néctar em Soajo. Aproveitando a fartura deste ingrediente, decidiu, então, juntar-lhe uma quantidade de elementos, que no seu entender "ligavam" bem com o mel, como os ovos, o açúcar, a canela, a raspa de limão, o azeite, a Malhadafarinha, os pinhões e os frutos secos. Uma mistura que, até hoje, é aprovada por quem a saboreia, deixando sempre a vontade de a voltar degustar.

Aberto o apetite aos portugueses que assistiam ao programa, Hélder Reis, deu ainda a palavra a Joaquim Rodas, uma personagem bastante conhecida pela sua grande habilidade em contar histórias do antigamente, para narrar o seu baptismo que foi feito em cima de uma ponte, em Ponte da Barca, por um cavaleiro que a atravessava à meia-Hélder Reisnoite. Segundo Joaquim Rodas, "nesses tempos, a primeira pessoa a passar na travessia à meia-noite, ficava encarregue de baptizar as crianças que lá se encontravam".

Este contador de histórias de 80 anos, não fosse o tempo limitado em televisão, teria tido muitas peripécias com que deleitar os espectadores. As mesmas com que delicia os turistas que visitam a Hélder Reisregião e se sentam à sua volta para o ouvir.

A visita por Soajo não se ficou por aqui, tendo o segundo directo dado a conhecer ao país, a típica malhada do milho, acompanhada do som das concertinas e dos cantares do "Rancho Folclórico das Camponesas da Vila do Soajo".

Esta foi uma emissão que certamente encantou a quem a assistiu, e, não tivessem sido as más condições climatéricas que se fizeram sentir, Portugal teria ficado a conhecer melhor a Eira dos Espigueiros de Soajo - local onde estava previsto fazer-se a malhada do milho - o ex-libris da região.

Tal como na primeira visita do "Praça da Alegria" a Arcos de Valdevez, a Câmara Municipal esteve sempre presente, orientando e assegurando que tudo corria pelo melhor.

P2047985 1 1024 2500
P2047987 1 1024 2500
P2048000 1 1024 2500
P2048013 1 1024 2500
P2048012 1 1024 2500
Município de Arcos de Valdevez
Top