Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Peripécia Teatro subiu ao palco da Casa das Artes arcuense com a encenação “Mamã?!”

P1247786 1 1024 2500
27 Janeiro 2009

O Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez proporcionou, no passado sábado, uma noite de comédia aos arcuenses. Em palco esteve a companhia transnacional Peripécia Teatro. Uma Companhia sedeada em Portugal, na cidade de Vila Real e fundada em 2004 por dois actores espanhóis e um português.

Este grupo, apesar de recente, já conta no seu currículo com várias peças encenadas e actividades no mundo do teatro. Estreou-se com o espectáculo "Ibéria - A Louca História de uma Península", no Novo Ciclo ACERT em Tondela, com o apoio do Instituto das Artes/Ministério da Cultura e, a partir daí, produziu a peça "Clean Clown - Serviços de Limpeza", um espectáculo cómico - visual; organizou mostras de teatro onde participaram Companhias Profissionais de Portugal e Espanha; em Junho de 2005 criou e estreou em residência artística no Teatro deMamã?! Vila Real o espectáculo "Vincent, Van e Gogh"; realizou várias actividades com escolas dos municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor; levou a cabo na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros, actividades com alunos do concelho; em Novembro abre o Atelier de Teatro de Macedo de Cavaleiros e orienta aulas de teatro com pessoas com deficiência.

Mamã?!Realizou, também, ensaios assistidos e acções pedagógicas em várias regiões de Portugal continental.

Em 2006 estreia o espectáculo "Sou do tamanho do que vejo" e em 2007 as peças "Novecentos, o Pianista do Oceano" e "Cruzadas", estabelecendo-se em Agosto, desse mesmo ano, no concelho de Vila Real protocolada com o Teatro dessa cidade. Ainda em 2007, é convidada pela Direcção Regional da Cultura do norte a criar uma performance a partir de textos de Miguel Torga para a sessão de encerramento das comemorações do centenário do nascimento do poeta, que se realizou a 14 de Dezembro.

Em 2008 estreia em Co-produção com o Teatro de Vila Real e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian o espectáculo "Mamã?!", umaMamã?! criação original da Companhia, interpretada pela actriz Noelia Domínguez e pelo clarinetista Luis F.Santos.

"Mamã?!" foi a tragicomédia apresentada aos arcuenses. A encenação retratou a vivência de uma bailarina de cabaret interpretada por Noelia Domínguez que, depois do teste positivo de gravidez, viu a sua vida profissional e pessoal totalmente transformada. A bailarina viu-se perante situações vividas pela grande maioria das mamãs de todo o mundo. Desde os seus momentos amorosos e os problemas no trabalho, passando pela dificuldade em arranjar moedas que chegassem para suportar médicos, roupa e biberões, até aos pesadelos provocados pela ansiedade e o momento em que a alegria e a dor se juntam para as tornar definitivamente mamãs.

A actriz Noelia Domínguez e o clarinetista Luis F.Santos, encenaram um espectáculo que pretendeu "dar à luz" um humor universal, belo, louco, absurdo e terno que, aliado a uma grande interacção com o público, proporcionou cerca de uma hora de risos, largas gargalhadas e boa disposição.

P1247769
P1247773
P1247785
P1247775
Município de Arcos de Valdevez
Top