Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Alberto Codeço apresentou o seu mais recente livro, “O Torneio de Valdevez ou o Bafordo do Vez”

23 Dezembro 2008

O escritor arcuense Alberto Codeço apresentou no passado sábado, dia 20 de Dezembro, no Auditório do Centro Municipal de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez, a sua mais recente obra "O Torneio de Valdevez ou o Bafordo do Vez", uma edição que contou com apoio integral do município de Arcos de Valdevez.
Foi rodeado de amigos, na presença do presidente da Câmara, Francisco Araújo, e com a apresentação da obra a cargo do vereador João Esteves, que Alberto Codeço viu "O Torneio de Valdevez ou oApresentação Alberto Codeço Bafordo do Vez" surgir publicamente.

O presidente da câmara, Francisco Araújo, abriu a cerimónia tecendo palavras de agrado e satisfação para com o trabalho deste autor, que ao longo da vida se tem empenhado em valorizar terras arcuenses. Realçou também que foi com grande gosto e muito interesse que o município apoiou a sua obra, pois existe sempre "disponibilidade para acarinhar projectos nos quais a autarquia é tida como parte integrante de uma parceria, havendo sempre muito interesse em apoiar todos Alberto Codeçoaqueles que produzem". Principalmente quando retratam "assuntos tão importantes para o concelho como este "Torneio de Valdevez ou o Bafordo do Vez" que reflecte o episódio em que, há cerca de 9 séculos atrás, D. Afonso Henriques se encontrou, algures no Vale do Vez, com Afonso VII de Castela e Leão, seu primo, marcando o ponto de partida da independência portuguesa e do afirmar do país.

Já João Esteves, atendendo ao convite do autor, um homem que "dispensa apresentações" e que "começou por ser o pai de um colega de escola", sendo hoje "um amigo que considera e estima", deu as suas impressões em relação a esta obra.

Em primeiro lugar, realçou o facto da "sua participação na vida cultural local e a vasta obra publicada mostrar um homem estudioso e empenhado em dar a conhecer a herança cultural dos arcuenses, as histórias e os factos da terra". CompromissoAlberto Codeço que, segundo João Esteves, "está bem patente nesta obra, pois é fruto da forma como se envolveu e diligenciou para que concretizasse a publicação das conferências proferidas pelo Coronel Carlos Bessa sobre o recontro de Valdevez".

Depois teceu várias impressões sobre a obra, avançando que "com a leitura deste livro somos lançados na senda de um empolgante acontecimento da História de Portugal, vivido no nosso concelho". Um tema controverso, já que muitos tentam lançar dúvidas quanto ao tipo Apresentação do Livro de Alberto Codeçode acontecimento ocorrido, quanto ao local em que decorreu e quanto aos intervenientes. Fez referência à capa do livro, um quadro de Orlando Codeço, irmão do autor, que retrata o rio vez, "elemento preponderante neste episódio histórico"; às fontes bibliográficas, artísticas e geográficas nas quais o autor se apoiou, e às conclusões que se podem retirar deste trabalho de investigação realizado pelo escritor.

Como remate, João Esteves, disse que "julga que Alberto Codeço quis escrever um livro sobre causas e não sobre coisas e são essas que devemos procurar no seu livro, nomeadamente a divulgação e promoção da Cultura e História de Arcos de Valdevez, uma causa que nos deve envolver a todos,Alberto Codeço mesmo aqueles que estão mais longe".

Alberto Codeço não se esqueceu de agradecer a todos os que o têm apoiado ao longo da sua vida literária, nomeadamente a Francisco Araújo, que se mostrou sempre disponível para o ajudar no que foi preciso; a todos aqueles que, tal como João Esteves, fizeram óptimas apresentações das suas obras anteriores e ao seu irmão Orlando Codeço, o ilustrador de todas as suas obras.

De fora não ficaram os eternos elogios à sua terra e o apelo para que todos a continuem a honrar dignamente.

PC207477
PC207470
O_TORNEIO_VALDEVEZ_BAFORDO_DO_VEZ
PC207484
PC207472
PC207482
Município de Arcos de Valdevez
Top