“Os Despautérios do Padre Libório e outros contos Pícaros” – novo livro de contos de Manuel Couto Viana foi apresentado em Arcos de Valdevez
Realizou-se, sábado dia 8 de Novembro, no Auditório2 da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, a apresentação do mais recente livro de Manuel Couto Viana, "Os Despautérios do Padre Libório e outros contos Pícaros".
Esta é uma edição da editora "Opera Omnia", uma editora que, segundo José Manuel Costa, responsável pela mesma, é pequeníssima e ganhou a sorte grande ao ter como associado Apresentação do livroeste grande escritor português que conta no seu curriculum com cerca de 200 títulos já publicados.
"Os Despautérios do Padre Libório e outros contos Pícaros" é a comemoração dos 60 anos de vida literária do autor que se afirmou no mundo das letras como poeta, dramaturgo, ensaísta, memorialista e autor de livros para crianças, e a forma que a "Opera Omnia" encontrou Manuel Couto Vianapara o homenagear. Trata-se de uma obra composta por 9 contos, que num todo perfazem um texto divertido, dramático, com descrições várias que fazem o leitor relembrar épocas passadas, e onde não faltam as engraçadas alcunhas dos personagens, como é o caso do "Caca de Mocho" - personagem do conto "O Senhor Macário e a menina América".
Apesar desta não ter sido a a primeira visita do autor ao município, Francisco Araújo, presidente da autarquia, fez questão de comparecer no evento e demonstrar o grande apreço sentido por este escritor Vianense a quem, segundo o autarca, "nos habituamos a admirar não só pela obra como também pela pessoa".
Desta feita, apesar de todo o protagonismo que esta figura merece no seio do panorama literário, foi com grande simplicidade, hulmidade e uma simpatia contagiante, que se apresentou uma vez mais Arcos de Valdevez, deixando ele, também transparecer o enorme carinho que sente, tanto pela terra como pelas gentes.