Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Festa do Rio em Arcos de Valdevez

Dsc01477 1 1024 2500
09 Agosto 2008

Arcos de Valdevez esteve em festa nos últimos dias em sequência das Festas e Feiras Francas e, sábado passado, além de toda a animação composta por actividades várias, à noite realizou-se mais uma edição da festa do rio com desfile de barcos alegóricos.

Assim como em anos anteriores, o evento "chamou" muitos às margens do Vez para assistir a um espectáculo já bem conhecido pela sua extrema beleza e qualidade, este ano dedicadoFesta do Rio às sete maravilhas de Portugal.

Zé Mokuna, autor dos barcos e artista arcuense, voltou a surpreender graças às suas esculturas de esferovite, que retrataram fielmente o Castelo de Óbidos, o Castelo de Guimarães, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Pena e a Torre de Belém.

Francisco Araújo, Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, não pode deixar de dar uma palavra especial a este grande artista arcuense, que com as suas manifestações artísticas de grande talento - esculpe, pinta, actua, canta, toca e escreve - tem preenchido, enriquecido e valorizado, ao longo Festa do Riode uma vida, todo o tipo de acções culturais e eventos realizados no concelho.

A festa do rio é disso exemplo e, para que os barcos alegóricos tenham o resultado que têm e serem a manifestação artística que são, a dedicação e empenhamento que este homem coloca em tudo o que faz é ingrediente essencial, e isso revela-se Festa do Riono produto final que, para quem o conhece, já sabe de antemão que será perfeito.

Por isso, e segundo palavras do autarca, o concelho deve-lhe muito e, é certamente, um personagem a valorizar e a destacar, até porque recentemente com a sua "Última Serenata", livro de poesias, voltou a surpreender os arcuenses pela positiva.

Desta feita, foi num cenário composto por uma grande moldura humana, com a Ponte Centenária iluminada e fogos de artifício, que o desfile aconteceu e encantou tudo e todos com a sua beleza e perfeição, já que o que "Zé Mokuna" produz é Arte.

DSC01464
DSC01485
DSC01468
DSC01482
Município de Arcos de Valdevez
Top