Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

2º Fórum CETS no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez

Forumcets 1 1024 2500
19 Maio 2008

No passado dia 12 de Maio realizou-se, no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, o 2º fórum da CETS (Carta europeia de Turismo Sustentável).
Esta carta foi atribuída em 2002 no âmbito de uma candidatura à medida 1.4 do ON. e, desta feita, o Parque Nacional Peneda -Gerês e a ADERE-PG estão a preparar a sua revalidação juntamente com os seus parceiros institucionais, as Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, as Regiões de Turismo do Alto Minho do Alto Tâmega e Barroso, as Associações de Desenvolvimento Local LEADER e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
A revalidação da Carta é uma grande oportunidade para que se mantenham integrados na rede europeia onde estão incluídos 40 Parques certificados pela mesma e, ao mesmo tempo, rentabilizar os benefícios da Marca Parques com Vida já que os seus membros podem beneficiar de uma maior visibilidade junto dos potenciais visitantes.
De forma a realizar a sua revalidação, cada etapa dos trabalhos tem de ser aprovada num Fórum onde todos os interessados participam activamente de maneira a que as soluções encontradas sejam as que reúnem um maior consenso e que melhor traduzam as expectativas de todos.
Neste segundo fórum, que é a consequência de um processo de desenvolvimento participado para o desenvolvimento de um Turismo Sustentável nas Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês, discutiram-se as principais linhas de actuação para o território, resultantes das 6 reuniões concelhias realizadas com os actores locais e deu-se seguimento á fase seguinte do processo, a definição do Plano de Acção que dará corpo às principais iniciativas no âmbito do turismo sustentável no território dos cinco concelhos que fazem parte do PNPG para os próximos cinco anos.
Participaram deste encontro 15 representantes institucionais, Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, CM Ponte da Barca, CM Terras de Bouro, CM Melgaço, CM Montalegre, Associações LEADER ATHACA e ADRIMINHO, Presidentes das Juntas de Lindoso, Ermida (Ponte da Barca), Soajo e Campo de Gerês, ARDAL, ADM-Melgaço e o ICNB), e cerca de 40 agentes económicos ligados aos sectores do alojamento, restauração, empresas de animação, artesanato e produtos agroalimentares.

Município de Arcos de Valdevez
Top