Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Centro Interpretativo do Barroco - adjudicado o Estudo Histórico e Arqueológico

21 Novembro 2016

A Câmara Municipal adjudicou a prestação de serviços para o Estudo Histórico e Arqueológico do Centro Interpretativo do Barroco - Igreja do Espirito Santo à firma Archeo'Estudos, Investigação Arqueológica, Lda, pelo valor de 69.550,00 euros mais IVA.

O projeto de criação do Centro Interpretativo do Barroco na Igreja do Espírito Santo, integrado num monumento nacional de grande valor estilístico, cultural e arquitetónico, é uma aposta da autarquia dos Arcos de Valdevez, que pretende assim promover a recuperação do edifício e do valiosíssimo espólio arquitetónico, potenciar o uso cultural com programa alusivo ao estilo artístico do Barroco e divulgar junto do público em geral e do educativo o conhecimento da arte, da sociedade e do pensamento da época barroca. A Autarquia pretende, de igual modo, transformar este monumento numa porta de entrada da Rede do Barroco na região.

A intervenção arqueológica agora contratualizada pretende a avaliação de áreas que serão afetadas pela empreitada de requalificação, caracterizando as sequências estratigráficas contemporâneas, mas também as pré-existentes à construção do edifício religioso. Será igualmente realizado acompanhamento específico durante toda a obra, prevendo possibilidades de ocorrências arqueológicas e patrimoniais. A componente de investigação histórica neste projeto terá como objetivo o enquadramento do templo enquanto monumento representativo do Barroco no contexto regional minhoto, assim como na obtenção, análise e interpretação de dados, que serão adaptados aos conteúdos a disponibilizar pelo Centro Interpretativo; os dados recolhidos nesta etapa, serão de igual forma importantes para a interpretação dos resultados da investigação arqueológica e no estabelecimento de algumas das estratégias de abordagem à requalificação deste monumento.

Este projeto insere-se na operação "NORTE-04-2114-FEDER-000114 - Centro Interpretativo do Barroco - Igreja do Espírito Santo / Arcos de Valdevez", cofinanciada pelo Fundo Europeu, Programa Operacional NORTE 2020, Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental e conta com um Investimento Elegível de 978.467,62 € e Comparticipação Comunitária de 831.697,48 €.

igreja_espirito_santo2
igreja_espirito_santo_1
igreja_espirito_santo5
Município de Arcos de Valdevez
Top