Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Banda Desenhada sobre a História de Arcos de Valdevez oferecida pela Câmara às crianças do 1º Ciclo

Valdevez 1 1024 2500
12 Dezembro 2016


Durante as Festas de Natal 2016 que decorrerão nos dias 14 a 16 de Dezembro, o Município de Arcos de Valdevez oferecerá a todas as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho um exemplar do livro em banda desenhada "Histórias de Valdevez", da autoria de José Ruy.

A banda desenhada faz duas viagens no tempo até dois momentos referenciais no passado de Arcos de Valdevez: O Recontro de Valdevez (século XII) e a entrega do Foral (século XVI). Ocorrido em 1141, o Recontro de Valdevez opôs os exércitos de Afonso Henriques aos de seu primo Afonso VII de Leão e Castela, sendo que a vitória dos portugueses permitiu ao futuro rei de Portugal alicerçar a sua vontade independentista, pelo que este episódio histórico é um dos momentos principais e fundadores da nacionalidade, baseando assim a frase símbolo do concelho: "Arcos de Valdevez- Onde Portugal se Fez". Por seu lado, a outorga do Foral a Valdevez em 1515 marca um outro momento importantes na história do concelho, consolidando o território e definindo bases para a modernização da administração e da autonomia concelhia.

A obra, publicada pela Âncora Editora, foi financiada pelo Município arcuense, tendo resultado de um trabalho conjunto, e de investigação, de técnicos da edilidade e do ilustrador José Ruy, um dos mais importantes e influentes ilustradores portugueses, que nos seus 86 anos aceitou este desafio da edilidade arcuense, resultando num volume fascinante sobre a história e a identidade deste concelho.

Esta publicação surge no âmbito das Comemorações dos 500 anos do Foral de Valdevez, desenvolvidas em 2015 e 2016. Através deste percurso no tempo, os mais jovens ficam em contacto com a identidade coletiva e o passado do concelho, reforçando o orgulho das várias gerações de arcuenses, os que cá habitam e os da diáspora, unindo todos em torno da construção do futuro de Arcos de Vald.

Valdevez 1 1024 2500
13 k historia valdevez copy 1 1024 2500
Historias de valdevez 1 1024 2500
Município de Arcos de Valdevez
Top