Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Igreja do Espírito Santo vai receber Centro Interpretativo do Barroco

05 Agosto 2016

A Câmara Municipal viu ser aprovado o projeto de criação do Centro Interpretativo do Barroco na Igreja do Espírito Santo. O projeto, integrado no próprio monumento religioso de grande valor estilístico, cultural e arquitetónico, é uma aposta da autarquia dos Arcos de Valdevez, que pretende assim promover a recuperação do edifício e do valiosíssimo espólio arquitetónico; potenciar o uso cultural com programa alusivo ao estilo artístico do Barroco; divulgar junto do público em geral e do educativo o conhecimento da arte, da sociedade e do pensamento da época barroca.

O projeto contempla a recuperação da Igreja do Espírito Santo e do valioso artístico e incorporará novas tecnologias de realidade aumentada e virtual para dar a conhecer esta Igreja e outras da região, bem como o enquadramento histórico e social da época Barroca.

O Centro será uma porta de entrada da Rede do Barroco na região.

A Igreja do Espírito Santo está classificada como imóvel de interesse público, sendo um dos mais icónicos monumentos do estilo de arte Barroca do alto Minho.

São também objetivos primordiais o estímulo à visita de novos públicos, enfocados num turismo cultural, ciente da importância e originalidade do monumento e das suas abordagens tecnológicas de última geração em relação à interpretação do templo e do Barroco, inclusive na região, bem como do desenvolvimento de uma programação artística, aproveitando o facto de existir um notável espaço cénico e acústico; será igualmente alargada a perspetiva da potenciação de eventos diversos, usando o espaço como "âncora" local, que permita o retomar do templo como edifício centralizador, e difusor, das dinâmicas sociais inter-relações da comunidade.

Este projeto insere-se na operação "NORTE-04-2114-FEDER-000114 - Centro Interpretativo do Barroco - Igreja do Espírito Santo / Arcos de Valdevez", cofinanciada pelo Fundo Europeu, Programa Operacional NORTE 2020, Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental e conta com um Investimento Elegível de 978.467,62 € e Comparticipação Comunitária de 831.697,48 €. Esta candidatura contou o apoio da Direção Regional de Cultura Norte, através da inserção do projeto no modelo de rotas do Barroco, e com a parceria da Fábrica da Igreja de Arcos Valdevez (salvador).

igreja_espirito_santo2
igreja_espirito_santo4
igreja_espirito_santo5
Município de Arcos de Valdevez
Top