Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Comemoração do Dia do Concelho - Inaugurado novo Pelourinho das Crianças

Dia concelho 2016 3 1 1024 2500
14 Julho 2016

 "O nosso empenho e capacidade de concretizar está patente nas muitas iniciativas que estão concluídas ou em curso e no investimento de mais de 60 milhões de euros que realizamos nos últimos dois anos e meio." João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal

Arcos de Valdevez viveu com grande festa as comemorações do Dia do Concelho, assinalado a 11 de Julho. Este é um dia de muito orgulho para todos/as os/as arcuenses que ficou marcado por uma programação vasta e rica culturalmente.

O dia começou cedo com o Hastear das Bandeiras, com participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escuteiros e Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, pelas 10h00 na Praça Municipal, ao qual se seguiu a Apresentação do Portal da Memória Arcuense, Arquivo Municipal José Terra. Este Portal destina-se a trabalhar temáticas relativas à memória e ao património imaterial do concelho e, com o mesmo, pretende-se realizar a recolha e divulgação de diferentes tipos deste património, com incidência nas Histórias de Vida, na Memória e nas Tradições, mas também nas fontes escritas, tais como os jornais locais, através da Hemeroteca Digital, e as publicações municipais..

Após este momento decorreu a Inauguração da instalação artística "Pelourinho das Crianças". Integrado na programação de Comemorações dos 500 anos do Foral de Valdevez, o projeto artístico "Pelourinho das Crianças" integra 500 azulejos realizados pelo total das crianças dos Jardins de Infância concelhios durante os anos letivos 2014/15 e 2015/16, no âmbito das atividades desenvolvidas pela Casa das Artes, representando a forma como cada criança vê o monumento.

O Presidente da Câmara Municipal adiantou que "este ano o destaque das Comemorações foi para o novo símbolo da autonomia municipal. Erguemos um novo Pelourinho. Este projeto (...) alia valorização do património histórico com educação e arte. Este novo Pelourinho não substitui o primeiro, completa-o. Não apagamos ou esquecemos o passado. Aprendemos com ele. Projetamos futuro", enfatizou.

Seguidamente decorreu a sessão Solene de Comemoração do Dia do Concelho, na qual o autarca, avançou que "Apesar dos tempos atuais não serem de facilidades, temos de olhar em frente e identificar e aproveitar as oportunidades que possam surgir. Com vontade de querer construir o futuro da nossa Terra. O Município de Arcos de Valdevez e os/as arcuenses estão a avançar na construção de um concelho com melhor educação e mais inclusivo, mais criativo e próspero, que gere emprego e rendimento e mais sustentável."

 

Com confiança, esperança e determinação, estou convicto que todos/as os/as arcuenses, os residentes e a nossa comunidade de emigrantes, saberemos enfrentar os desafios do presente e legar às gerações vindouras um concelho com mais oportunidades, melhor qualidade de vida e mais atrativo para viver, investir e visitar. "

A sessão integrou a apresentação da edição fac-simile da obra de José Cândido Gomes "As Terras de Valdovês: Memórias Históricas e Descriptivas do Concelho dos Arcos de Val de Vez". Sobre esta obra João Manuel Esteves atestou que "Esta edição é um estudo monográfico do nosso concelho, da nossa História e do nosso território, originalmente em cinco volumes, editados entre 1899 e 1903."

As comemorações do Dia do Concelho encerraram com um momento de excelência proporcionado pela atuação do fadista Ricardo Ribeiro no Jardim dos Centenários.

dia_concelho_2016_18
dia_concelho_2016_13
dia_concelho_2016_25
Município de Arcos de Valdevez
Top