Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

EB 2, 3/S de Arcos de Valdevez vai ser requalificada

Escola secundaria 2 1 1024 2500
21 Junho 2016

3,8 Milhões de euros vão dar melhores condições de aprendizagem aos 1300 alunos desta Escola

 

A Câmara Municipal deliberou aprovar, na última reunião de Câmara, a abertura de procedimento concursal para a requalificação da EB 2, 3/S de Arcos de Valdevez, pelo preço base de 3.257.761,60 euros (c/IVA). A este valor acrescem 475 030,20€ para a aquisição de mobiliário e outro tipo de equipamento.

Esta escola já conta com cerca de 30 anos (1986) e necessita de obras, pois nunca foi alvo de nenhuma manutenção que atenuasse o desgaste das estruturas devido aos anos de vida dos edifícios e sua consequente utilização.

A intervenção será realizada ao nível do Polivalente, dos Blocos I,II e Bloco Oficina e incluirá a colocação de mobiliário escolar, material didático, mobiliário e equipamento técnico de laboratório e equipamento informático e multimédia.

Com esta empreitada pretende-se a criação de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, a melhoria das suas condições de usufruto no dia-a-dia, bem como de segurança e acessibilidade. Através da reorganização e melhoramento dos espaços pretende-se incrementar a diversidade de práticas pedagógicas, o reforço do ensino experimental de ciências e tecnologia (laboratórios e oficinas) e de tecnologias de informação e comunicação.

Ao todo a escola terá 135 espaços, repartidos por espaços de ensino/educação/cultura, espaços sociais, espaços de gestão e administração escolar e espaços de apoio.

O Polivalente ficará com dois pisos, sendo o piso superior para instalação de gabinetes do órgão de gestão do Agrupamento, assim como para salas de atendimento aos pais, ensino especial, Associação de Estudantes, Associação de Encarregados de Educação, Psicologia e Orientação, de trabalho dos docentes, entre outras.

O auditório, com capacidade para 180 lugares sentados, contemplará uma área com bancada retráctil, permitindo a fácil utilização desse espaço para outras atividades em simultâneo.

Os blocos ficarão reorganizados de forma mais harmoniosa, com aspeto moderno e agradável, indo de encontro às necessidades atuais da comunidade escolar. Todos os edifícios serão interligados por passagens cobertas.

Relativamente à parte construtiva, a cobertura em fibrocimento vai ser substituída por painel sandwich, o que, para além de cumprir a função impermeabilizante, melhorará significativamente o comportamento térmico e eficiência energética dos edifícios, e colocado sistema de aquecimento.

No faseamento da obra foi envolvida a direção do estabelecimento de ensino e os encarregados de educação, de forma a causar o menor impacto possível, estando previsto que os trabalhos comecem no início do próximo do ano e tenham uma duração de 15 meses.

Esta obra e as realizadas na Escola Básica de Távora Sta. Maria e na Escola Básica Eira do Penedo - Soajo completam as intervenções na rede de equipamentos escolares do concelho. Neste sentido, a Câmara Municipal considera que estarão criadas as condições para promover a integração de todas as crianças e jovens na escola, proporcionando-lhes um ambiente de aprendizagem renovado, motivador e gratificante, dando assim, continuidade ao projeto educativo que visa a melhoria da qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos, de modo a que queiram prosseguir com os seus estudos até concluírem a sua formação académica.

Escola_secundaria_1
Escola_secundaria_3
Escola_secundaria_4
Município de Arcos de Valdevez
Top