Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal promove nos alunos a valorização e conhecimento do património histórico e natural arcuense

Alunos visitam paco giela 2 1 1024 2500
17 Maio 2016

"Arcos de Valdevez Onde Portugal Se Fez" prima por possuir uma grande oferta ao nível de património cultural e natural, estando inserido em território do Parque Nacional Peneda Gerês, considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

Neste sentido, de forma a poder dá-lo a conhecer mais aprofundadamente aos jovens do concelho, a Câmara Municipal apoiou a realização de visitas de alunos a diferentes espaços, suscitando neles o orgulho no seu concelho e em serem arcuenses.

No âmbito da atividade "Adota um Monumento" os alunos passaram pelo Paço de Giela, um dos mais importantes Monumentos Nacionais e um local de visitação obrigatório no concelho e na região, o qual para além de procurado por turistas, surte interesse também ao nível da comunidade escolar.

Assim, de forma a dar a conhecer o espaço e enquadra-lo a nível histórico aos alunos, foram agendadas visitas com o Agrupamento de Escolas de Valdevez que se realizaram até Março. Por lá, para além de algumas turmas do Agrupamento, também passaram da EPRALIMA e do CENFIM, perfazendo um total de cerca de 900 alunos.

Com esta iniciativa os alunos desenvolveram uma maior proximidade ao património concelhio, tendo sido elucidados sobre o projeto de valorização específico que o Paço sofreu, a arqueologia do concelho e o Recontro de Valdevez, episódio histórico que em 1140 opôs Afonso Henriques e o imperador de Leão e Castela e foi o fundador da identidade nacional.

 

Por outro lado, no âmbito da área da educação ambiental, foi realizada a atividade "À Descoberta da reserva da biosfera" - Visitas à Porta do Mezio.

Esta iniciativa decorreu durante o mês de Abril e teve como principais objetivos, sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente, tornando-os participantes mais ativos na proteção dos valores naturais, nomeadamente, os valores naturais do Parque Nacional Peneda Gerês; Sensibilizar para a reflexão em torno de um modelo de sociedade mais sustentável, indispensável para se exercer uma cidadania plena; incutir nos mais novos o reconhecimento da excelência ambiental da sua região; fomentar o sentido de responsabilidade e de respeito pelo meio ambiente, através de práticas e comportamentos que possam implementar no dia-a-dia; interiorizar conceitos como o da sustentabilidade; sensibilizar para a importância das práticas agrícolas ambientalmente corretas; e valorizar a agricultura como atividade produtora de alimentos essenciais.

Com esta iniciativa abrangeram-se cerca de 500 alunos, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, a frequentar o 4º, 7º e 9º ano de escolaridade;

Cada visita levou até ao Mezio uma média de 70 alunos, tendo cada grupo desenvolvido um conjunto de atividades, nomeadamente o visionamento de filmes sobre a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, realizado visitas interpretadas ao Parque da Biodiversidade da Porta do Mezio e arborismo.

Também no âmbito da educação ambiental e sensibilização da Natureza está previsto no dia 1 de junho realizar-se o "Abraço ao Rio Vez".

Estas são formas de envolver e cativar a população escolar para as riquezas que o concelho possui, conhecer a sua história e a sua riqueza natural. 

alunos_visitam_paco_giela_1
visitas_porta_mezio_reserva_biosfera_1
visitas_porta_mezio_reserva_biosfera_2
Município de Arcos de Valdevez
Top